Últimos dias para inscrições na especialização em gestão judicial

O curso visa capacitar magistradas e magistrados dos tribunais de justiça e dos tribunais regionais federais, assim como servidores e servidoras do Judiciário

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) encerra em 6 de agosto o período de inscrições para o curso de especialização Gestão Judicial: Judiciário de Alta Performance. A formação oferece a oportunidade de desenvolver e aperfeiçoar competências gerenciais fundamentais para o aprimoramento do Poder Judiciário brasileiro.

O curso visa capacitar magistradas e magistrados dos tribunais de justiça e dos tribunais regionais federais, assim como servidores e servidoras do Judiciário que atuam em atividades de assessoria ou desempenham papel coadjuvante às atribuições dos juízes. Serão oferecidas 42 vagas, distribuídas em duas listas: uma para ampla concorrência e outra para pessoas autodeclaradas pretas, pardas e indígenas, bem como pessoas com deficiência.

A especialização, com carga horária de 400 horas, está sob coordenação científica do ministro Marco Aurélio Bellizze, do Superior Tribunal de Justiça (STJ); e coordenação acadêmica, de Fabrício Castagna Lunardi, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).

Dividido em quatro eixos principais, o curso abordará temas cruciais para a eficiência e qualidade da atuação do Judiciário. O primeiro eixo tratará da gestão estratégica na Justiça, considerando todo o sistema judiciário brasileiro. O segundo focará no desenvolvimento de habilidades de liderança e gestão de pessoas. Já o terceiro buscará capacitar os magistrados para atuarem como gestores na administração de tribunais ou como diretores de foro. Por fim, o quarto eixo será dedicado às competências relacionadas à gestão processual do juiz em sua unidade judicial.

A modalidade do curso será a distância (EaD), combinando aulas remotas com atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Os encontros presenciais serão realizados em dois momentos: o primeiro ocorrerá no início do curso, nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro de 2023, e o segundo acontecerá em novembro de 2024, quando os discentes apresentarão seus trabalhos de conclusão de curso em um seminário.

De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a melhoria no desempenho do Judiciário tem sido impulsionada pela crescente digitalização de processos, pelas medidas de gestão adotadas e pela atuação do próprio CNJ. Portanto, o curso de especialização em gestão judicial tem como propósito suprir lacunas na formação dos juízes e aprimorar seus conhecimentos em gestão, de modo a contribuir de forma significativa para o aprimoramento da Justiça brasileira.

Para participar o interessado deverá preencher o formulário disponível no site da Escola.

Mais informações no edital.