TJPA inicia segunda etapa do curso de Formação Inicial

Recém-ingressados realizam, a partir desta segunda-feira (26/9), o módulo nacional de formação

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realizará na semana de 26 a 30 de setembro o módulo nacional de formação dos novos juízes substitutos e novas juízas substitutas do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA). A capacitação é voltada às magistradas e aos magistrados recém-empossados no Poder Judiciário do estado.

Programação  
A abertura do curso ficará a cargo do secretário-geral da Enfam, o juiz Jorsenildo Dourado do Nascimento, que em seguida ministrará uma aula sobre O Juiz Contemporâneo. Ainda, no mesmo dia, o juiz federal Vladimir Santos Vitovsky, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), falará sobre Ética e Humanismo. 

No dia 27, a juíza Patrícia Antunes Laydner, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), abordará o tema Impactos Econômicos, Sociais, Ambientais e a Proteção do Vulnerável. No período da tarde, o juiz Aluizio Ferreira Vieira, do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), fará uma exposição sobre O Poder Judiciário e o Direito Indígena. 

A manhã do dia 28 terá início com palestra da juíza Rosana Broglio Garbin, do TJRS, sobre o tema Controle de Convencionalidade. À tarde, o juiz Edinaldo César Santos Junior, do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), apresentará Questões Raciais. 

Já no dia 29, Questões de Gênero será o foco da aula da juíza Reijjane Ferreira de Oliveira (TJPA). À tarde, o assunto Cooperação Judiciária ficará a cargo do juiz Fábio Penezi Póvoa, também do TJPA. 

Para finalizar, no último dia de capacitação (30/09), a aula será com o juiz Rosivaldo Toscano dos Santos Júnior, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), sobre Vieses Cognitivos na Atuação Jurisdicional. No período da tarde, a juíza Laryssa Angélica Copack Muniz, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), falará acerca do tema Justiça Restaurativa.