Retrospectiva Enfam 2023

Confira os principais destaques do ano

Em 2023, a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) trabalhou no desenvolvimento de um judiciário capacitado e inclusivo. A partir de cursos, seminários, fóruns, congressos, especializações, formação inicial, continuada e de formadores, a Escola se destacou nas ações educacionais de qualificação das juízas, dos juízes, das servidoras e dos servidores de instituições judiciais em todo o Brasil.

O Módulo Nacional da Formação Inicial passou a ser presencial na sede da Escola, em Brasília. Com isso, as magistradas e os magistrados que ingressaram agora no sistema de justiça tiveram um contato direto com a cúpula do Judiciário.

Com uma gama de ações multidisciplinares, envolvendo diversos setores e públicos-alvo, a Enfam trabalhou com um planejamento intenso. A parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) foi fundamental para a gestão e inovação da Escola. Com dois anos de parceria, o PNUD tem trabalhado em quatro eixos: Aperfeiçoamento da Magistratura; Produção e Gestão de Conhecimento; Fortalecimento Técnico e de Gestão da Enfam, que deu origem ao Programa de Autoavaliação Institucional; e Gestão Eficiente.

Entre as realizações que a Enfam promoveu este ano, estão: a Rede Nacional de Escolas Judiciais e da Magistratura (Renejum); o I Congresso Brasileiro de Improbidade Administrativa; o II Fórum Desafios Atuais para o Poder Judiciário e o Ministério Público; o Seminário Dignidade Humana; a III Jornada de Direito Profissional Civil; as especializações em Jurisdição Penal e Gestão Judicial; a abertura da 4ª turma do Mestrado Profissional, degustação do mestrado e formatura de discentes.

E o ano de 2024 promete começar bem. As especializações em Direito Digital e Anticorrupção abrirão novas turmas. Já a Formação de Formadores tem três eventos programados para os meses de fevereiro e março, com foco na Formação Continuada (27/2), Formação Inicial (29/2) e a tradicional Formação de Formadores N1M1 – Prática do Docente (20/3).

Em janeiro, mais informações serão disponibilizadas. Fique atento para não perder nenhuma atualização.