Prazo termina nesta terça-feira, 20 de fevereiro
As inscrições para o Encontro Nacional de Formadoras e Formadores, a ser realizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), se encerram nesta terça-feira, 20 de fevereiro. O evento ocorrerá nos dias 27 e 28 deste mês na sede da Escola, em Brasília. A Enfam disponibilizou 150 vagas, distribuídas em oficinas com até 30 participantes. Pessoas interessadas em participar devem preencher o formulário de inscrição na página da Enfam.
O Encontro de Formadoras e Formadores terá duração de 14 horas e é destinado a docentes e profissionais atuantes em atividades de coordenação pedagógica/educacional, servidoras e servidores, magistradas e magistrados que tenham atuado nas ações de Formação de Formadores (FoFo) e nas ações de Formação Continuada (FC) da Enfam e de outras escolas de formação.
O objetivo da capacitação é analisar aspectos do trabalho didático-pedagógico inerente à formação da magistratura federal e estadual, bem como de formadoras e formadores, fazendo apontamentos e encaminhamentos para melhorias das ações educativas futuras, considerando boas práticas e aspectos teórico-metodológicos, conforme Diretrizes Pedagógicas da Enfam e Literatura Educacional.
O curso visa ainda relacionar possibilidades metodológicas ágeis/ativas para melhor apoiar as práticas de atividades docentes voltadas para desenvolver competências, em ações presenciais e a distância, além de outros objetivos. A finalidade é a maior qualidade na prestação dos serviços jurisdicionais.
Ao final do curso, participantes que realizarem as atividades propostas e obtiverem aproveitamento igual ou superior a 75% receberão certificado de conclusão. Custos com passagens e diárias ficarão a cargo do participante ou do tribunal de origem.
Confira a programação do evento:
1º Dia – Manhã
O primeiro dia se destacará pelo diálogo entre pares e especialistas, abordando aspectos fundamentais do desenvolvimento de ações educativas na formação da magistratura. Com a participação de importantes formadoras e formadores, a roda de conversa buscará indicar encaminhamentos teórico-práticos, alinhados às diretrizes pedagógicas da Escola.
Em seguida, o foco se voltará às metodologias ativas para a educação presencial e a distância. Palestrantes compartilharão insights sobre abordagens inovadoras na formação de formadores.
1º Dia – Tarde
O período da tarde será dedicado a oficinas práticas, proporcionando uma imersão no planejamento e na coordenação de ações educativas para o desenvolvimento de competências. Os participantes terão a oportunidade de escolher entre diferentes oficinas, como avaliação para aprendizagem, storytelling, metodologias ativas para formação profissional e orientação para docência no EaD. Cada oficina proporcionará uma experiência prática e aplicável ao contexto da formação judicial.
2º Dia – Manhã e Tarde
O segundo dia oferecerá a repetição das oficinas, permitindo que os participantes explorem os múltiplos temas com profundidade. A programação flexível, que inclui intervalos, possibilita uma participação ativa e adaptada às inscritas e aos inscritos.