Renejum lançará livro sobre boas práticas e desafios no ensino da magistratura

Obra é organizada pelo ministro Mauro Campbell Marques

A Rede Nacional de Escolas Judiciais e da Magistratura (Renejum) lançará na próxima terça-feira, 6 de agosto, o livro Caminhos para a Educação Judicial Brasileira. O evento ocorrerá a partir das 18h30, no auditório da Enfam.

A obra, com 20 capítulos, é organizada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça e diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), Mauro Campbell Marques, e reflete a articulação entre as escolas brasileiras no compartilhamento de boas práticas e experiências educacionais.

A Enfam apresentou artigo sobre a Rede Nacional de Escolas Judiciais e da Magistratura, uma experiência em construção. A Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) abordou a experiência da Escola Superior da Magistratura no uso dos laboratórios de inovação na formação de magistrados, enquanto o Centro de Estudos Judiciários (CEJ) tratou do papel e da atuação desse Centro na formação de magistrados federais. Já o Centro de Formação e Desenvolvimento de Pessoas do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul (CJUD) trouxe o case de sua reestruturação.

As escolas judiciais e da magistratura compartilharam os principais desafios no ensino da magistratura atualmente, como o impacto da pandemia na educação a distância e os seus desafios pós-pandemia; a judicialização nos casos envolvendo pessoas com transtorno do espectro autista; e a formação continuada de magistradas e magistrados numa perspectiva humana, ética e integrada à realidade social.