Magistrados dos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco participam, no período de 16 a 18 de maio, da quinta edição do curso Formação de Formadores – Nível I – Módulo 1, na cidade de Recife, Pernambuco. A ação educativa será realizada pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) […]
Magistrados dos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco participam, no período de 16 a 18 de maio, da quinta edição do curso Formação de Formadores – Nível I – Módulo 1, na cidade de Recife, Pernambuco.
A ação educativa será realizada pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) em parceria com a Escola Judicial de Pernambuco. O Módulo 1 tem carga horária de 24 horas.
O novo formato oferece uma etapa presencial de três dias em que os participantes fazem uma imersão na fundamentação sobre os princípios pedagógicos que orientam a proposta educacional da Enfam. Posteriormente, os alunos participam da segunda etapa, oferecida por meio da plataforma de Educação a Distância (EaD) da Escola Nacional, quando os participantes têm a oportunidade de aprofundar esses ensinamentos. Na terceira etapa, eles se reúnem por dois dias para consolidar o processo de articulação entre teoria e prática.
O primeiro nível do curso Formação de Formadores é direcionado para o desenvolvimento de elementos básicos do trabalho docente e é dividido em três módulos: o inicial, com carga horária de 24 horas, envolve as bases da atividade de ensino e de aprendizagem; o segundo, com 40 horas de duração, busca a sedimentação da base teórica e a sua aplicação, e é desenvolvido na modalidade de educação a distância (EaD); e o terceiro módulo, com carga horária de 16 horas, na modalidade presencial, visa a sistematização do processo.
Temas
Os conteúdos a serem abordados no Nível 1 – Módulo 1 são: Competências para a docência na magistratura; Ensino e aprendizagem, conceituação; O ensino para o desenvolvimento de competências; Planejamento da ação educativa: elementos do planejamento e suas especificações, definição de objetivos, organização dos conteúdos, estruturação das estratégias de ensino e encaminhamentos da avaliação.