Publicado segundo volume da Revista Judicial Brasileira

Temas incluem modernos desafios da lavagem de dinheiro, regulação de criptoativos e outros

A Escola Nacional de Aperfeiçoamento e Formação de Magistrados (Enfam) lançou a nova edição da Revista Judicial Brasileira (ReJuB), que reúne 16 artigos de juízas e juízes do Brasil participantes do curso Novas Perspectivas sobre o Combate ao Crime Organizado no Contexto Europeu e Latino-Americano, realizado em Roma. O evento, ocorrido em junho de 2022, foi uma parceria entre a Enfam e a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), com o apoio de entidades internacionais.

O segundo volume da revista é um compilado de artigos inéditos que foram escolhidos por comissão formada pela ministra presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Maria Thereza Rocha de Assis Moura, pelo ministro Rogerio Schietti Cruz, do STJ, pelo desembargador José Marcos Lunardelli, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, e pelo procurador regional da República, Vladimir Aras.

A leitora e o leitor encontrarão artigos que abordam a importância da liberdade de imprensa para o enfrentamento do crime organizado transnacional, bem como os modernos desafios da lavagem de dinheiro, inclusive quanto à autolavagem e à reciclagem em finanças descentralizadas.

Também há temas específicos de criminalidade transnacional organizada, como o tráfico de madeira, a colaboração premiada e a ampla defesa; aspectos do Direito Processual Penal Probatório; proteção de dados no processo penal; investigação de cibercrimes e a transferência de processos penais no âmbito transnacional; e regulação de criptoativos.

Confira a Revista Judicial Brasileira Ano 2 N.1.