Profissionais de Biblioteconomia e Letras contribuem para a gestão documental da Escola
As publicações produzidas pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) são importantes documentos para disseminação da produção acadêmica de magistradas e magistrados que frequentam os cursos desenvolvidos pela instituição. Por meio do projeto Formação Judicial Qualitativa, que marca o acordo de cooperação internacional entre a Escola e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a equipe conta com o suporte de profissionais das áreas de Biblioteconomia e Letras.
Ao todo, um bibliotecário especialista, uma bibliotecária jovem e uma revisora jovem atuam na área de publicações, que pertence ao Eixo 2 do projeto. Faz parte do dia a dia do trabalho o acompanhamento do fluxo editorial das publicações, verificação de possíveis plágios e normalização bibliográfica, além de adequar os artigos científicos à Norma Padrão e organizar e planejar os elementos textuais.
Com o suporte do Formação Judicial Qualitativa foi possível incrementar o fluxo editorial, possibilitando a publicação de cerca de 10 livros e revistas, desde o início do projeto. Um dos destaques é o desenvolvimento, em parceria com a equipe Enfam, do projeto de uma Biblioteca Digital, que terá como objetivo fornecer acesso online a livros, artigos, documentos, imagens e mídias, facilitando o compartilhamento, a preservação e a disseminação do conhecimento produzido pela magistratura e por parceiros da Escola. O projeto está em análise para implementação futura.
A equipe atua no apoio de gestão documental e na administração de serviços voltados à informação, incluindo a criação de políticas, manuais, e o planejamento das funcionalidades da Biblioteca Digital. Além disso, contribui na estruturação das comunidades e das coleções da Enfam no BDJur, Biblioteca Digital Jurídica do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e realiza um trabalho de catalogação e indexação das dissertações incluídas na coleção digital desse sistema.
Sobre o projeto
O Formação Judicial Qualitativa busca fortalecer as capacidades de gestão e inovação nas ações promovidas pela Escola, de forma que contribua para uma prestação jurisdicional mais efetiva.
Dividido em quatro eixos principais, que norteiam as atividades das equipes envolvidas, o projeto busca desenvolver novas metodologias, ações educacionais, pesquisas, ferramentas e estudos para a estruturação, inovação e melhoria contínua do Poder Judiciário. Dessa forma, auxilia na formação e no aperfeiçoamento de excelência das magistradas e dos magistrados e, quando possível, dos serventuários da justiça, para que possam promovê-la em sintonia com as expectativas da sociedade.
Acesse a página internacional da Enfam e saiba mais sobre este e outros projetos de cooperação internacional desenvolvidos pela Escola.