O evento, parte do FOFO, se destacou como um importante momento de reflexão e aprimoramento para a educação judicial no país.
A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) reuniu, nesta quarta-feira (2), docentes e especialistas da área educacional, na sede da Escola, para o Encontro Nacional de Formadoras e Formadores. Foram realizadas oficinas temáticas voltadas ao aprimoramento das práticas de ensino, com enfoque na formação inicial, continuada e de formadores, proporcionando um espaço de reflexão, construção coletiva e atualização de materiais didáticos.
A programação foi dividida em três eixos principais. O primeiro deles tem como tema Práticas de ensino de docentes da formação inicial. Os participantes da oficina discutiram os fundamentos e as orientações para a elaboração de planos de ação destinados a docentes atuantes no Módulo Nacional da Enfam. Além disso, foram atualizadas as ementas e a sistematização de planos de aula entre pares, permitindo uma abordagem colaborativa para aprimorar a formação inicial.
Na oficina Práticas de ensino de docentes da formação continuada – atualização de materiais didáticos para EaD foram abordados os desafios da educação a distância, visando principalmente a atualização e produção de materiais didáticos. Docentes conteudistas receberam orientações para a elaboração de planos de ação e desenvolvimento de recursos pedagógicos inovadores para o ambiente virtual.
Práticas de ensino – encaminhamentos de docentes da formação de formadores da Enfam/escolas foi o tema da terceira oficina, que tratou das práticas educativas da Formação de Formadores, explorou fundamentos e diretrizes para a atuação de docentes. Os facilitadores compartilharam experiências e estratégias para aprimorar a formação de formadores, promovendo um ensino mais qualificado e eficiente.
No final do dia, os grupos se reuniram no laboratório para falar sobre as soluções em relação aos desafios da docência acadêmica. Compartilharam as sínteses das discussões e consolidaram os aprendizados por meio do intercâmbio de experiências. Os participantes tiveram a oportunidade de discutir problemáticas comuns e de desenvolver estratégias inovadoras para enfrentá-las.
As discussões foram conduzidas pelo secretário-geral da Escola, Ilan Presser, e outros formadores, entre eles, Roberto Bacellar, Mariana Rocha, Renato Amorim, Taís Schilling, José Vieira, Daniela Cabeceira, Soraya Costa, Marizete Oliveira, Gisele Molinari, David Montalvão Junior, Marcos Porta e Kamilla Mizuno.
A magistrada Flávia Monteiro, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS), já participou de outras edições do FOFO e já atua como docente há dois anos. Ela esteve presente em diversas formações na Enfam e afirma que sempre é uma experiência enriquecedora participar dos cursos.
Flávia ressaltou a importância das oficinas, destacando que é uma oportunidade para os docentes revisitarem e revisarem conceitos, propósitos, metodologias e ementas relacionadas à formação. “Foi muito interessante rever esses aspectos e, na minha opinião, não tem como sair daqui sem uma reciclagem, não só em termos de conteúdo, mas também em termos de melhoria de abordagens didáticas”, disse.