Oficina promovida pela Enfam visa orientar a aplicação de avaliação formativa

Trinta e cinco formadores da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) participaram da oficina Avaliação de Aprendizagem: Processos, Procedimentos e Instrumentos, com o objetivo de aperfeiçoar a atividade de formadores de cursos presenciais e a distância no que se refere à prática da avaliação de aprendizagem. A oficina foi conduzida pela equipe pedagógica […]

Trinta e cinco formadores da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) participaram da oficina Avaliação de Aprendizagem: Processos, Procedimentos e Instrumentos, com o objetivo de aperfeiçoar a atividade de formadores de cursos presenciais e a distância no que se refere à prática da avaliação de aprendizagem.

A oficina foi conduzida pela equipe pedagógica da Enfam e por formadores voluntários, como o desembargador Roberto Portugal Bacellar, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR); a juíza Sara Fernanda Gama, do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA); os juízes Jeverson Luiz Quinteiro, do Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT) e Marcos de Lima Porta, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), além das professoras da Universidade de Brasília (UnB), Liliane Campos Machado e  Maria Emília Gonzaga de Souza, que também atuaram como colaboradoras. Com pós-doutorado pela própria UnB, Liliane tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação tecnológica, formação de professores, didática, entre outros. Por sua vez, a professora Maria Emília tem doutorado em Educação e é especialista em didática e em avaliação.

De modo específico, o objetivo da oficina foi preparar os participantes para que tenham condições de: estabelecer conceitos básicos de avaliação em uma perspectiva formativa e adequada aos princípios da metodologia ativa; definir as relações existentes entre a avaliação e os demais aspectos do processo de ensino e de aprendizagem; desenvolver formas, procedimentos e instrumentos de avaliação e definir critérios para orientar processos avaliativos numa perspectiva formativa.

Segundo a coordenadora de Planejamento e Avaliação de Ações Educacionais da Enfam, Marizete da Silva Oliveira, “em uma perspectiva formativa, considerando-se as diretrizes pedagógicas da Enfam, a avaliação deverá ser realizada pelo formador, com a finalidade de promover a aprendizagem e a qualidade das ações educacionais. Deverá ser compreendida e realizada como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem e articulada com os objetivos da ação de formação. Foram nesse sentido as atividades realizadas durante a oficina”, concluiu a coordenadora.

Metodologia

Durante a oficina foram utilizadas metodologias ativas que permitiram a formulação de novos conhecimentos, a reflexão e a reestruturação das práticas avaliativas utilizadas pelos formadores.

Os participantes foram divididos em duas turmas, sendo que a primeira tratou sobre a avaliação com foco na modalidade presencial de ensino e a segunda abordou aspectos avaliativos com foco nas especificidades da Educação a Distância.

Os depoimentos colhidos dos participantes ao final da oficina revelaram que suas expectativas foram plenamente atendidas, porque perceberam o avanço em sua formação, identificando ainda grandes desafios a serem vencidos na prática com apoio e contínua orientação da Enfam.