INFORMAÇÕES PARCIAIS SOBRE O PROJETO DA AÇÃO
(OBJETO DA PRÉ-INSCRIÇÃO)
1. TEMA DA FORMAÇÃO: Formação de Formadores – Oficina Desenvolvimento Competências Equipes EaD das Escolas de Formação de Magistrados
1.1 Data de inscrição: de 29/8/2018 a 6/9/2018
1.2 Data de realização: de 23 e 24/10/2018
1.3 Modalidade de realização: Presencial
1.4 Local de Realização: Enfam/Brasília
2. COMPETÊNCIA GERAL1: Propor, elaborar, implantar e avaliar projeto pedagógico para modalidade de EAD, contemplando as áreas de conhecimento pedagógica, comunicacional, tecnológica e gerencial, voltado para a aprendizagem dos educandos, buscando a melhoria contínua, no desenvolvimento de boas práticas a partir de princípios éticos.
2.1. Competências específicas (de referências) relacionadas ao processo de desenvolvimento de ações educacionais na modalidade a distância das Escolas (que poderão ser objeto da ação de formação):
2.1.1. Competência da área do conhecimento pedagógico (relacionadas ao planejamento, produção e implantação – gerenciamento, acompanhamento e avaliação):
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Elaborar projeto pedagógico propondo soluções em relação ao desenvolvimento dos diversos saberes, levando em conta a seleção, contextualização, relações entre partes e todo e aplicação das informações, na prática, a partir da análise das características da necessidade, do público, do orçamento disponível e da adequação dos modelos pedagógicos
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Planejar a seleção, o desenvolvimento e o acompanhamento da produção dos meios educacionais (textos, ilustrações, animações, realidade aumentada, vídeos etc.) propiciando interatividade ao educando, adequando meios, conteúdo e princípios que orientam o modelo pedagógico. •
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Planejar a implantação do projeto, definindo formas de acompanhamento das situações de ensino e indicando o perfil e a formação necessários ao pessoal para implementá-las.
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Planejar a avaliação da aprendizagem estabelecendo os critérios, indicadores, técnicas, instrumentos e forma de divulgação dos resultados.
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Planejar a avaliação do produto e/ou processo com indicadores, critérios, metodologia, e procedimentos de correções.
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Desenvolver, acompanhar, avaliar a produção das partes e do todo garantindo sua coerência com o modelo pedagógico na produção dos recursos educacionais previstos no planejamento.
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Desenvolver recursos educacionais específicos para orientação dos tutores, facilitadores e outros profissionais responsáveis pela implantação do projeto, definindo os papéis e aspectos de interatividade previstos no planejamento do projeto
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Acompanhar o desenvolvimento, orientar e avaliar o projeto pedagógico a proposta educacional, gerenciando e propondo soluções.
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Avaliar o processo, os recursos educacionais, as soluções tecnológicas adotadas, a atuação profissional da equipe de implantação, e os resultados de aprendizagem de acordo com o projeto pedagógico.
2.1.2. Competência da área do conhecimento comunicacional:
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Analisar as características do público, o orçamento disponível, o conteúdo e o modelo pedagógico, indicando a solução mais adequada do ponto de vista comunicacional para a aprendizagem.
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Realizar o tratamento dos diversos saberes de acordo com as linguagens dos meios de comunicação selecionados partir do projeto pedagógico e da demanda.
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Planejar a avaliação do produto e/ou processo comunicacional com indicadores, critérios para correções comunicacionais.
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Disponibilizar os recursos educacionais previstos e acompanhar sua aplicação, realizando os ajustes necessários do ponto de vista comunicacional.
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Avaliar os produtos e processos comunicacionais a partir dos critérios e indicadores definidos, realizando os ajustes necessários.
2.1.3. Competência da área do conhecimento Tecnológica:
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Propor alternativas tecnológicas para as modalidades de ensino que atendam à demanda (necessidades, possibilidades e limites).
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Orientar e dar suporte tecnológico à elaboração do projeto pedagógico e às decisões para a produção dos recursos educacionais adequados aos limites e possibilidades da tecnologia indicada.
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Gerenciar e fornecer suporte às dificuldades tecnológicas na implantação do projeto pedagógico.
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Propor correções e ou melhorias tecnológicas a partir do monitoramento das condições de acesso, velocidade do sistema e pedidos de suporte ,entre outros.
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Gerenciar a base tecnológica solucionando problemas emergenciais e orientando todos os envolvidos para as correções necessárias.
2.1.4. Competência da área do conhecimento Gerencial:
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Mapear oportunidades, tendências de mercado e analisar a concorrência a partir do planejamento estratégico institucional, da caracterização da demanda, da legislação pertinente e dos recursos humanos e financeiros disponíveis.
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Analisar vantagens e desvantagens entre vários formatos de oferta de projetos e tomar decisões quanto a metodologias de ensino, estratégias, tecnologias, recursos, processos e produtos de aprendizagem.
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Compor equipe multidisciplinar definindo perfis profissionais, especificando atividades e estabelecendo critérios para recrutamento, seleção e contratação.
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Definir atribuições e estabelecer critérios para a seleção, recrutamento e contratação e treinamento de tutores e outros profissionais necessários para a implantação do projeto.
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Providenciar controles administrativos para a admissão, atendimento, orientação e certificação dos educandos.
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Gerenciar os sistemas de distribuição e a infraestrutura de suporte e logística para o bom desenvolvimento do projeto, providenciando soluções imediatas para problemas eventuais.
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Acompanhar os dados provenientes dos relatórios de avaliação de cada etapa do projeto visando a qualidade e a melhoria do trabalho, propondo soluções para dificuldades detectadas na adequação dos recursos utilizados, no atendimento aos educandos, no desempenho dos profissionais envolvidos
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Elaborar relatórios sobre os resultados alcançados nos diferentes aspectos do projeto – aprendizagem dos educandos, pertinência das mídias utilizadas, custo/benefício e outros – e promover sua divulgação para diferentes públicos.
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Gerenciar e acompanhar a implementação de soluções para dificuldades detectadas nos processos de validação e de implantação.
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Garantir o acesso aos resultados de todos os envolvidos no processo tendo em vista ações de melhoria.
(Fonte: http://www.abed.org.br/documentos/Competencias_Final_Ago2012.pdf)
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Outras.
3. OBJETIVOS PEDAGÓGICOS (FOCO EM COMPETÊNCIAS pedagógicas, comunicacionais, tecnológicas e gerenciais – Poderão ser reajustados após avaliação diagnóstica)
3.1. Objetivo geral:
Desenvolver projetos de Educação a Distância com compreensão das dimensões do processo de trabalho relacionadas ao planejamento, à produção, à implementação e avaliação de projetos na modalidade a distância
3.2. Objetivos Específicos:
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Comunicar ações e serviços da Enfam em relação à EaD, em especial sobre o compartilhamento de cursos/capacitação de Equipes EaD.
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Compor equipe de atuação na EaD, definindo perfis profissionais, especificando atividades e estabelecendo critérios para recrutamento, seleção e contratação, bem como possibilidades de ações de formação para aperfeiçoar o trabalho da equipe.
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Analisar os aspectos teórico-práticos relativos à produção, implementação e avaliação de projetos na modalidade a distância.
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Desenvolver as etapas e aspectos do planejamento de projetos de Educação a Distância, incluindo a avaliação diagnóstica e a análise contextual, identificando aspectos relativos ao contexto do público que serão impactantes no desenvolvimento da ação de formação.
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Explicitar os tipos de recursos educacionais, de soluções tecnológicas e de atuação profissional da equipe de implantação da EaD.
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Orientar a utilização dos recursos do moodle de forma coerente com atividades da ação de formação/desenho do curso, considerando as dificuldades e facilidades identificadas no processo de trabalho da Equipe de EaD.
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Analisar aspectos relativos aos procedimentos e instrumentos para avaliação de cursos, de profissionais (tutores, conteudistas etc) e da aprendizagem na EaD
4. CONTEÚDOS (Poderão ser reajustados após avaliação diagnóstica)
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A EaD na Enfam – informações e orientações sobre metodologia de trabalho da Escola e serviço de compartilhamento de cursos/capacitação de Equipes
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Etapas e aspectos do planejamento de projetos de Educação a Distância
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Produção, implementação e avaliação de projetos na modalidade a distância
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Plataformas, Recursos educacionais, soluções tecnológicas e a atuação profissional da equipe de implantação da EaD – o uso do moodle
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Processo de avaliação de cursos e aprendizagem na EaD
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Perfil e competências dos profissionais atuantes nessa modalidade de educação a distância.
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5. ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS:
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Fala introdutória – exposição dialogada: comunicação e orientações sobre compartilhamento
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Oficinas de acordo com áreas de interesses/temas levantados na avaliação diagnóstica
6. ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO: processual – coletiva e individual da aprendizagem e ação de formação
1 Competências compartilhadas do material: Competências para Educação a distância: Matrizes e referenciais teóricos – disponível em: http://www.abed.org.br/documentos/Competencias_Final_Ago2012.pdf Acesso em 26 jun 2018.