Integrantes da Comissão do Exame também estarão presentes nos locais de provas
Neste domingo (20), o diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), ministro Benedito Gonçalves, acompanha a realização da segunda edição do Exame Nacional da Magistratura (Enam) diretamente da Escola. No local, será montada uma estrutura com informações em tempo real de todos os locais de prova do Brasil. A aplicação do exame ocorrerá das 13h às 18h, em todas as capitais do país.
O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, acompanhará a abertura dos portões da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro (RJ). Junto com ele, estarão integrantes da Comissão do Exame e o secretário executivo da Enfam, Leonardo Peter.
Em Brasília, o Enam acontecerá no UniCeub e a Comissão do Exame também estará presente para acompanhar a abertura dos trabalhos. Estarão presentes os ministros Raul Araújo (Superior Tribunal de Justiça – STJ), Augusto César Leite de Carvalho e José Roberto Freire (Tribunal Superior do Trabalho – TST), Artur Vidigal de Oliveira e Almirante de Esquadra Leonardo Puntel (Superior Tribunal Militar – STM).
Outras capitais, como Belém, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Manaus, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Luís e São Paulo terão a presença de integrantes das comissões do Exame.
Sobre o Enam
Mais de 30 mil pessoas se inscreveram para o exame organizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). O Enam foi criado pelo CNJ e a aprovação é pré-requisito para bacharéis em Direito participarem de concursos da magistratura promovidos pelos tribunais regionais federais, do trabalho, militares e dos estados, do Distrito Federal e dos territórios.
A habilitação visa democratizar o acesso à carreira da magistratura, buscando torná-la mais diversa e representativa. Além disso, procura valorizar o raciocínio, a resolução de problemas e a vocação para a magistratura.