Mestrado da Enfam realizará seminário sobre a qualidade da produção de Programas de Pós-Graduação Profissionais em Direito

Evento ocorrerá no dia 2 de dezembro, na sede da Escola

O mestrado profissional em Direito da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realizará no dia 2 de dezembro, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), o seminário nacional Qualidade da Produção de Programas de Pós-Graduação Profissionais em Direito: metodologias e impacto social. O evento ocorrerá das 9h às 17h na sede da Escola.

O seminário proporcionará o diálogo sobre a contribuição dos programas de pós-graduação stricto sensu profissionais para o Brasil e será um espaço para aprofundar o conhecimento sobre trabalhos de conclusão nos programas profissionais em Direito, abordando pesquisa e impacto social. O evento será importante para compreender o olhar da Capes quanto às características, formatos e distinções dos trabalhos de conclusão de curso em Programas Profissionais em Direito e para abordar um diálogo sobre a pesquisa nos programas profissionais, intercâmbio e internacionalização.

Programação
A mesa de abertura terá a presença do diretor-geral da Escola, ministro Benedito Gonçalves. O painel de abertura abordará A Contribuição de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu Profissionais para o Brasil, que terá como palestrantes o presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, do Ministério da Educação, e professor associado do Departamento de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Otavio Luiz Rodrigues Júnior; e o diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Antônio Gomes de Souza Filho. A mediação será feita pela professora e vice-coordenadora do mestrado da Enfam, Taís Schilling.

Em seguida, haverá mesa sobre Metodologia de Pesquisa nos PPGPDs Profissionais, com apresentações do coordenador e professor do Programa de Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Orides Mezzaroba; e do professor permanente do mestrado profissional da Fundação Getulio Vargas em Direito de São Paulo, representando a coordenação do programa, Emerson Fabiani. A mediação será da presidenta do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito, Samyra Haydêe Dal Farra Naspolini.

Finalizando a programação da manhã, o debate será sobre Trabalhos de Conclusão nos Programas Profissionais em Direito: pesquisa e impacto social, com exposição do coordenador do PPGPD em Direito e Gestão de Conflitos da Universidade de Fortaleza (Unifor); e do coordenador do mestrado da Enfam, professor Fabrício Lunardi. A mediação será da professora permanente do mestrado profissional da Enfam e professora da Faculdade de Direito da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Rosimeire Ventura Leite.

Na parte da tarde, o primeiro painel estará focado no olhar da Capes quanto ao Trabalho de Conclusão de Curso em Programas Profissionais em Direito: características, formatos e distinções. As apresentações serão da coordenadora da área de Direito na Capes e professora da PUC Minas, Flaviane de Magalhães Barros Bolzan de Morais; e do coordenador adjunto de Programas Profissionais da Capes e professor da PUC Rio, Francisco de Guimaraens. A mediação será da professora permanente do mestrado da Enfam Adriana Ramos de Mello.

O segundo painel tratará de Macroprocessos de Cooperação e Geração de Produtos Técnicos com Impacto em Programas Profissionais em Direito, com palestras do coordenador e professor permanente do PPGDP em Direito e Políticas Públicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), Saulo de Oliveira Pinto Coelho; e da vice-coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Direito da Universidade de Brasília (UnB), Ana Cláudia Farranha. A mediação será feita pela professora do PPGDP em Políticas Públicas da UFG Jéssica Traguetto.

O último painel será sobre a Pesquisa nos Programas Profissionais, Intercâmbio e Internacionalização, com palestras da coordenadora acadêmica do mestrado profissional em Direito do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), Laura Schertel Mendes; e da professora permanente do Programa de Mestrado Profissional em Direito e Desenvolvimento da Amazônia da Universidade Federal do Pará (UFPA) Luly Rodrigues da Cunha Fischer. A mediação será do professor permanente do mestrado da Enfam, professor José Marcos Lunardelli.