Até a próxima sexta-feira (22), magistrados do Judiciário do Maranhão e da Paraíba e servidores da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam) participam do Curso de Formação de Formadores – Teoria e Prática do Planejamento de Ensino, realizado pela Escola Nacional da Magistratura (Enfam) em parceria com a escola maranhense. As aulas estão ocorrendo […]
Até a próxima sexta-feira (22), magistrados do Judiciário do Maranhão e da Paraíba e servidores da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam) participam do Curso de Formação de Formadores – Teoria e Prática do Planejamento de Ensino, realizado pela Escola Nacional da Magistratura (Enfam) em parceria com a escola maranhense. As aulas estão ocorrendo no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).
A programação do curso foi aberta com uma fala do vice-diretor da Esmam, desembargador Paulo Velten, que ressaltou a importância do momento no qual magistrados se dispõe a ouvir pedagogos e outros profissionais para se aperfeiçoarem. “Estamos diante de magistrados do século XXI, que estão dispostos a aprender e a agregar novos conhecimentos”, disse.
A fala do desembargador foi seguida pelo pedagogo Fernando de Assis Alves, da Enfam, que acolheu os magistrados e servidores. “Estaremos aqui na verdade para passar diretrizes e orientações. As metodologias e técnicas que serão apresentadas aqui, certamente, poderão e deverão ser adaptadas às realidades diversas”, comentou.
O curso durante a manhã seguiu com o juiz do Tribunal de Justiça de São Paulo José Henrique Rodrigues Torres, que conversou com os juízes sobre o papel do magistrado formador. À tarde, foram apresentadas práticas metodológicas tanto pelo juiz José Henrique Torres, quanto pela juíza maranhense Sara Fernanda Gama.
Programação
Nesta quinta-feira (21), o curso continua com o pedagogo Erisvelton Silva Lima, da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Ele falará sobre método de ensino e avaliação da aprendizagem. Na sexta pela manhã, serão trabalhados os temas “A perspectiva de competências no contexto da formação dos magistrados”, pela pedagoga Maria Raimunda da Veiga, e “Planejamento de Ensino”, com Fernando de Assis Alves. À tarde, os participantes terão a oportunidade de fazer planos de aula, como aula prática do curso, que será seguida pela avaliação das atividades do curso.
Fonte: Com informações da Ascom/Esmam