Entre os objetivos do seminário, a discussão do mestrado profissional em Direito e suas contribuições práticas para a sociedade
Nesta segunda-feira (2/12), a Enfam deu continuidade ao Seminário Nacional Qualidade da Produção de Programas de Pós-Graduação Profissionais em Direito: metodologias e impacto social. Durante a tarde foram abordados tópicos como o impacto social das pesquisas de mestrado, a visão da Capes sobre o Trabalho de Conclusão de Curso em Programas Profissionais em Direito – seus formatos e distinções, além de macroprocessos de cooperação e geração de produtos técnicos com impacto nesses programas – e a internacionalização da pesquisa.
O coordenador do mestrado da Enfam, Fabrício Castagna Lunardi, encerrou o evento ressaltando a importância do intercâmbio de ideias e experiências entre os diferentes programas de pós-graduação. “Aprendemos muito durante esse seminário, conseguimos reunir representantes de programas de pós-graduação das cinco regiões do país, trocamos experiências sobre redes de pesquisa e refletimos sobre como os programas de justiça devem tomar decisões não apenas com base em marcos teóricos, mas também em pesquisas empíricas”, afirmou. Ele ainda destacou a relevância das intervenções criadas a partir de pesquisas, que podem impactar diretamente as práticas judiciais e o acesso à justiça.
Participantes dos Painéis
Os painéis contaram com a participação de importantes nomes do cenário acadêmico, como Fabrício Castagna Lunardi, coordenador acadêmico e professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Direito da Enfam; Gustavo Raposo Pereira Feitosa, coordenador do PPGPD em Direito e Gestão de Conflitos da UNIFOR; e Rosimeire Ventura Leite, professora permanente do Mestrado Profissional da Enfam. Também marcaram presença Flaviane de Magalhães Barros Bolzan de Morais, coordenadora da Área do Direito na Capes e professora da PUC Minas, e Francisco de Guimaraens, coordenador adjunto de Programas Profissionais da Capes e professor da PUC Rio.
Além deles, participaram Luísa Vieira de Sá Figueiredo, professora do Mestrado Profissional em Direito da Enfam; Saulo de Oliveira Pinto Coelho, coordenador e professor permanente do PPGDP em Direito e Políticas Públicas da UFG; Ana Cláudia Farranha, vice-coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Direito da UnB (PPGD/UnB); Jéssica Traguetto, professora do PPGDP em Direito e Políticas Públicas da UFG; Luly Rodrigues da Cunha Fischer, professora permanente do Programa de Mestrado Profissional em Direito e Desenvolvimento da Amazônia (PPGDDA) da UFPA; e José Marcos Lunardelli, professor do Mestrado Profissional da Enfam.