Inscrições para as 400 vagas já estão abertas
Estão abertas até o dia 7 de julho as inscrições para o III Fórum Desafios Atuais para o Poder Judiciário e o Ministério Público, organizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) e pela Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR), com apoio da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). O evento será realizado em Foz do Iguaçu (PR), de 22 a 24 de agosto de 2024.
São 400 vagas para magistrados e magistradas estaduais e federais; integrantes do Ministério Público Estadual, Federal e da União; pessoas associadas às entidades apoiadoras; e autoridades do Poder Judiciário e Ministério Público de outros países.
O objetivo do Fórum, coordenado pelo presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, e pelo diretor-geral da Ejud-PR, desembargador Ramon de Medeiros Nogueira, é aprofundar a relação de cooperação jurídica entre os países integrantes da Organização dos Estados Americanos (OEA) e consolidar as instituições democráticas.
O Fórum será uma oportunidade para debater os desafios para implementação de programas científicos, educacionais e capacitação permanente para integrantes da justiça paranaense, por meio de convênios, cursos e intercâmbios com entidades nacionais e internacionais. A proposta é reduzir obstáculos que comprometam a eficácia e a eficiência da prestação jurisdicional.
A partir desses debates pretende-se criar um plano de ações e compartilhar boas práticas com o propósito de otimizar a gestão de unidades judiciárias de primeiro e segundo grau, fortalecendo o Judiciário.
O II Fórum sobre os Desafios Atuais para o Poder Judiciário e o Ministério Público, que também contou com o apoio da Enfam, foi realizado entre 29 de novembro e 1º de dezembro de 2023, em Belém (PA). O evento assegurou a continuidade do esforço de cooperação acadêmica permanente entre a OEA e instituições brasileiras do meio jurídico.