Formadoras e formadores participam de curso sobre coordenação e gestão

Capacitação é voltada às boas práticas desenvolvidas pela Enfam no ensino da magistratura

Integrantes das escolas judiciais participam nesta terça-feira, 9 de julho, da Formação de Formadoras e Formadores nível 2, com enfoque em coordenação e gestão. O curso, que conta com a presença de cerca de 40 pessoas, é organizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e segue até amanhã, na sede da Escola.

O conteúdo do FOFO foi dividido em duas etapas. A primeira trata de fundamentos e pressupostos básicos para a prática educativa – trabalho de gestão e coordenação educacional e pedagógica –, e a segunda aborda o plano de ação da equipe de gestão e coordenação no contexto de formação da magistratura.

A capacitação contempla atividades teórico-práticas sobre dimensões do trabalho e das competências; trabalho de articulação, gestão e coordenação; trabalho de formação docente e de equipes; trabalho de formação de formadoras e formadores; e formação da magistratura.

Segundo a secretária de Gestão Acadêmica e de Formação da Escola, Julia Maurmann Ximenes, o curso busca trazer as experiências da gestão e da coordenação da Enfam. “Vamos apresentar, especialmente para as novas gestões, as diretrizes, a organização da escola, as questões pedagógicas e vários outros elementos sobre a educação judicial”, explicou.

Ximenes contou que a ação foi planejada visando à construção de um sistema de educação judicial. “Tentamos, dentro do possível, organizar, estruturar e vamos passar a experiência da Enfam como escola centralizadora da educação judicial, mas que acompanha também muitas das ações desenvolvidas pelas demais escolas judiciais e da magistratura”, afirmou a secretária.

09 e 10/07/2024 I Formação de Formadores - Gestão e Coordenação I Brasília/DF