Participantes irão aprender sobre metodologias de ensino desenvolvidas pela Enfam
A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) iniciou, nesta quarta-feira (19), a primeira Formação de Formadores (Fofo) do ano. Dividido em duas turmas, o curso corresponde ao Nível 1 e Módulo 1, e representa o primeiro contato de integrantes da magistratura e equipes pedagógicas das escolas judiciais que pretendem atuar como formadores nas ações educativas desenvolvidas pela Enfam com as metodologias desenvolvidas.
O secretário executivo da Enfam, Leonardo Peter, deu as boas-vindas aos participantes. “Vários dos senhores já participaram de cursos na Enfam, conhecem as metodologias e aplicaram cada uma delas como alunos. Agora, estão aqui para se capacitarem como formadores dentro da nossa instituição”, destacou. Na sequência, a coordenadora pedagógica da Enfam, Marizete Oliveira, apresentou o programa do curso, que segue até esta sexta-feira (21).
O grupo de discentes foi dividido em duas turmas, sendo que a primeira tem como docentes Marizete Oliveira e Rosimeire Ventura Leite; e a segunda terá aulas com Jeanne Silva Nogueira e Vladimir Santos Vitovsky.
Durante os três dias serão abordados os seguintes temas: Educação profissional, função da escola no contexto da magistratura e Diretrizes Pedagógicas da Enfam e das escolas; Especificidades do ensino e da aprendizagem no contexto da magistratura – formação e docência; O aprender e o ensinar para desenvolver competências no cenário da magistratura; As diretrizes pedagógicas da Enfam e o processo de ensino orientado para o desenvolvimento de competências; Planejamento e processo de ensino orientado para o desenvolvimento de competências; e Planejamento e desenho de ações educativas e organização do trabalho educativo e pedagógico – aspectos teórico-práticos.
Além de exposição dos docentes, o curso conta com atividades de aplicação, que são oficinas e atividades com finalidade de reflexão, análise e síntese com aplicação de estudos de caso, simulações e atividades teórico-práticas. No último dia do curso, os participantes apresentarão simulações de aula de 10 minutos, que serão avaliadas a partir de princípios pedagógicos, com sínteses reflexivas, práticas orientadas e simuladas.