ETAPA/AULA I – Ser formador no módulo de prática jurisdicional. 4h Codocência de todos os
formadores
• As nomenclaturas do formador da prática jurisdicional. As experiências e percepções sobre
ser formador no módulo de prática jurisdicional. A construção da identidade do formador de
juízes na prática profissional.
ETAPA/AULA II – A elaboração do plano pedagógico da prática jurisdicional no Curso de
Formação Inicial e no Curso de Aperfeiçoamento para fins de Vitaliciamento. 4h Codocência
de todos os formadores
• Preparação prévia. O encontro inicial. A ensinagem no módulo de prática jurisdicional. A
formação terminal e a responsabilização progressiva. As diretrizes pedagógicas da
ENFAM. Os atributos do formador do módulo de prática jurisdicional.
ETAPA/AULA III – Os instrumentos de avaliação. 4h Codocência de todos os formadores
• A ética na Avaliação. A avaliação formativa por competências. O feedback.Aplicação das
diretrizes pedagógicas da ENFAM na avaliação formativa. Os tipos de avaliação. Os
instrumentos de avaliação da prática jurisdicional.
ETAPA/AULA IV –A avaliação do portfólio. 4h Codocência de todos os formadores
• O portfólio. Definição e composição do conteúdo adequado do portfólio. O uso prático do
portfólio. Portfólio vs. Dossiê. As diretrizes para a elaboração do portfólio. O que avaliar no
portfólio. Os indicadores de avaliação do portfólio.
ETAPA/AULA V – Apresentação dos Planos de Trabalho e Simulação de avaliação do portfólio.
4h Codocência de todos os formadores
• Planos de trabalho. Avaliação do portfólio