Ação I – Curso básico introdução à ABP:
• Identificar os princípios pedagógicos das Diretrizes da Enfam e/ou da Escola local que podem ser relacionados à ABP;
• Fundamentar a aplicação da ABP, com a compreensão dos conceitos, dos pressupostos e da perspectiva teórica a que está vinculada e das etapas inerentes à metodologia;
• Relacionar as etapas da ABP com descrição das formas de desenvolvimento de cada uma;
• Identificar problemas reais, relacionados ao contexto das Escolas Judiciais, a serem solucionados com a ABP;
• Pesquisar o potencial da ABP para um aprendizado autônomo e compartilhado em grupo, o que capacita para o posicionamento de forma mais fundamentada e científica diante das situações problema que se apresentam no cotidiano dos profissionais;
• Analisar as possibilidades de aplicação da ABP como estratégia de estimulação dos diferentes estilos de aprendizagens e para resolver problemas do mundo real, considerando as etapas da metodologia.
Ação II – Curso teoria-prática da ABP – Vivência: aprofundamentos para a aplicação do método
• Identificar/Definir a situação-problema central, considerando o caso/a situação trazida pelo docente/e/ou grupo e orientações teórico-metodológicas, conforme a etapa da ABP.
• Socializar, em grupo, os conhecimentos já estabelecidos e identificar novas questões de aprendizagem necessárias para um conhecimento cada vez mais profundo e fundamentado;
• Delimitar questões de aprendizagens, com base nas no primeiro debate em grupo;
• Fazer estudos com base em pesquisas, buscas de informações, dados para responder/alcançar os objetivos de aprendizagens com o foco no aprofundamento dos conhecimentos em patamares cada vez mais científicos e embasados;
• Socializar no grupo, de forma organizada, os conhecimentos adquiridos pelo estudo individual, e que contribuem para o aprofundamento do debate;
• Associar, de forma argumentativa e sintética, a organização curricular com a aplicação da ABP e desenvolvimento de competências no contexto de formação de magistrados, com fundamentos nas Diretrizes Pedagógicas da Enfam e na literatura educacional.
Ação III: Curso teoria-prática da ABP – Aplicação: sistematização de Ação Educativa
• Fundamentar o planejamento na perspectiva de organização curricular para desenvolver competências com a aplicação da ABP, considerando contexto de formação judicial, as aprendizagens dos cursos já realizados e fontes teóricas;
• Sistematizar, na perspectiva curricular da ABP, determinada ação educativa para a formação de magistrados e/ou profissionais da Enfam e/ou Escolas de formação Judicial, conforme demanda da instituição, de forma que o design instrucional/educacional seja apropriado para a metodologia, tendo as situações-problema do mundo real como ponto de partida.
Ação IV: Mentoria para a implementação curricular da ABP:
• Aplicar na prática docente soluções para desafios vinculados ao desenvolvimento da ABP, tendo como base, além de fundamentos da literatura educacional, o acompanhamento e a orientação de docente experiente na metodologia;
• Analisar, na prática docente, a relação teoria-prática na aplicação da ABP, apontando, de forma crítica e fundamentada, os aspectos desafiadores e os positivos para a organização e desenvolvimento curricular na perspectiva da ABP.