Eventos realizados pela Enfam contam com o suporte do projeto Formação Judicial Qualitativa

Ações fazem parte do acordo de cooperação firmado entre a Escola e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) é o órgão oficial de treinamento de juízes de direito e juízes federais brasileiros. Com tal finalidade, realiza diversas ações educacionais voltadas a esse público. Por meio do projeto Formação Judicial Qualitativa, que marca a cooperação internacional firmada entre a Escola e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), recentemente a Enfam ganhou reforços na organização de eventos.

Duas especialistas em Planejamento Logístico de Capacitações e uma assistente também nessa área contribuem com a equipe da Enfam na organização das ações educacionais, com atividades que envolvem processos organizacionais de eventos, com ênfase em cerimonial público, produção e apoio logístico operacional.

A equipe atua na Seção de Infraestrutura Educacional (Seinf) da Escola e o trabalho é estruturado em uma série de etapas que incluem procedimentos pré, trans e pós-evento. Como exemplo, providenciar infraestrutura adequada para a realização das ações educacionais dos programas de formação e de pós-graduação presenciais e organizar, mediante interlocução com as escolas, tribunais e demais órgãos, quando for o caso, a reserva e a preparação de locais, mobiliários, equipamentos de informática e audiovisuais, e demais recursos necessários para a realização de ações educacionais e eventos institucionais.

As profissionais estão alocadas no Eixo 1 – Desenvolvimento do projeto Formação Judicial Qualitativa e atuam para que as metas e os objetivos das capacitações realizadas pela Escola sejam alcançados. A equipe também opera em ocasiões que exigem formalidades, protocolos e normas de solenidades públicas, promovidas por órgãos parceiros da Enfam, a exemplo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Conselho da Justiça Federal (CJF).

Resultados
No primeiro semestre de 2023, as ações que contaram com a colaboração do Eixo 1 – Desenvolvimento alcançaram um público médio de 2.700 pessoas, entre magistrados, magistradas e participantes externos de órgãos não judiciais. Nesse período, a equipe atuou em 34 eventos, sendo seis em conjunto com instituições parceiras.

Para saber mais sobre o projeto e outras iniciativas de cooperação internacional, acesse a página Internacional da Enfam.