A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realiza a primeira edição do curso Formação de tutores no contexto da magistratura, de 6 de abril a 5 de maio, na modalidade de ensino a distância (EaD), destinada aos instrutores da Escola. A ação educacional tem como objetivo geral capacitar os participantes para o exercício […]
A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realiza a primeira edição do curso Formação de tutores no contexto da magistratura, de 6 de abril a 5 de maio, na modalidade de ensino a distância (EaD), destinada aos instrutores da Escola.
A ação educacional tem como objetivo geral capacitar os participantes para o exercício da tutoria com a apropriação de fundamentos teóricos e práticos, de modo que atuem com o conhecimento do papel e das competências do formador, considerando cada contexto de formação de magistrados.
Mais duas turmas serão organizadas em 2015: uma de 25 de maio a 23 de junho; outra de 27 de agosto a 27 de setembro. Essas turmas contemplarão tutores atuantes na Enfam e demais instituições de formação de magistrados.
O curso, com duração de 40 horas, foi formatado em quatro unidades/temas de estudo, a saber: conceitos básicos e contexto histórico e legal da EaD; elementos gerais da tutoria; o trabalho do tutor no contexto da formação do magistrado; e funcionalidades do Moodle para tutores.
A proposta metodológica do curso está focada em métodos que privilegiam o autodesenvolvimento, com momentos de interação e atividades que permitam a reflexão sobre a prática do formador na função de tutor. No decorrer do curso, haverá simulações, debates, trabalhos em grupos, utilizando-se estratégias de ensino que possibilitem a interação e a colaboração entre os participantes.
Os tutores serão submetidos a avaliação de aprendizagem com base na participação nas atividades propostas, que englobam trabalhos individuais e em grupo, simulações e exposições nos fóruns e laboratórios virtuais.
Certificados serão conferidos aos participantes do curso.