Vinte e sete juízes recém-ingressos nos Tribunais de Justiça do Acre e Mato Grosso participam da última turma do curso de Formação Inicial a ser ministrado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) em 2015. O curso será realizado no período de 30 de novembro a 4 de dezembro. A abertura contará […]
Vinte e sete juízes recém-ingressos nos Tribunais de Justiça do Acre e Mato Grosso participam da última turma do curso de Formação Inicial a ser ministrado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) em 2015. O curso será realizado no período de 30 de novembro a 4 de dezembro.
A abertura contará com a participação do diretor-geral da Enfam, ministro João Otávio de Noronha e do secretário-geral da Enfam, juiz Paulo de Tarso Tamburini, na próxima segunda-feira (30), às 9h, na sede da escola. Tamburini fará a aula inaugural sobre O Papel da Enfam na Formação de Magistrados.
O programa do curso é voltado para o desenvolvimento profissional de magistrados, com especial destaque para temas de abrangência nacional vinculados à justiça.
Com formato dinâmico e foco na prática, o curso de Formação Inicial busca, numa abordagem multidisciplinar, oferecer instrumentos e informações que possam subsidiar a atuação dos magistrados na carreira que iniciam.
Os participantes assistirão às aulas sobre os seguintes temas: Mediação e Conciliação; O Juiz e as relações interpessoais interinstitucionais; Violência doméstica; Políticas raciais; Demandas repetitivas e grandes litigantes; Vara da Infância e da Juventude; O Juiz e a sociedade e Sistema carcerário. As aulas são ministradas por magistrados e especialistas das respectivas áreas temáticas.
O curso, a ser realizado em cinco dias, possui programação diversificada, que, além de aulas, inclui o acompanhamento de sessões de julgamento do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal.