Enfam realiza primeira turma de Formação de Formadores de 2025

Escola reforça seu compromisso com a excelência na formação de magistrados e o ensino de qualidade

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realizou, entre os dias 19 e 21 de fevereiro, o primeiro curso de Formação de Formadores Nível 1 Módulo 1 do ano. A iniciativa, voltada a integrantes da magistratura e servidores das escolas judiciais da Renejum, tem o objetivo de aprimorar as práticas pedagógicas na formação de profissionais da magistratura.

A Formação aconteceu na sede da Escola, em Brasília, e prevê uma avaliação contínua, que considera o desempenho dos participantes, a qualidade da docência e a eficácia da ação educativa. A programação incluiu debates sobre planejamento de ensino, metodologias ativas e avaliação de aprendizagem, com atividades práticas, como simulações de aula e estudos de caso, que contaram com a participação de 60 alunos.

O que contam os participantes
A docente Andréa Keust Bandeira de Melo, juíza há 31 anos no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), em Pernambuco, contou que a experiência foi muito proveitosa. “Além do convívio com os alunos, estou aprendendo bastante. Embora eu já fosse professora, já tivesse formado cursos, eu não tinha a técnica, não tinha as ferramentas necessárias para fazer um planejamento correto, para aplicar as técnicas, os métodos”, explica.

Sobre os métodos de ensino, a juíza compartilhou sua impressão. “Nós trabalhamos várias técnicas em grupo, experimentamos a parte de vídeo e também a parte sensorial, que é muito importante” destaca Keust, ao declarar que aguarda ansiosa pelo nível 2 da formação.

Paola Goulart de Souza Spikes, juíza federal substituta, em Volta Redonda, e também aluna do curso, contou um pouco da sua experiência, dando destaque à importância do curso para capacitar colegas e enriquecer sua própria formação. “O curso visa nos capacitar para o ensino e para formação de outros colegas e as dinâmicas de todo o conteúdo, aqui nós já estamos desenvolvendo a prática. Então, tem sido muito gratificante, principalmente essa finalização, quando fazemos planejamento de aula e temos os colegas reciprocamente nos avaliando”, conta.

A magistrada expressou, ainda, seu entusiasmo em continuar os estudos nos módulos seguintes e recomendou que outros colegas participem do curso. “É importante para que possamos contribuir com o aprimoramento do sistema de justiça no Brasil”, concluiu.

Formadores
Rosimeire Ventura Leite, formadora da Enfam e juíza de Direito na Paraíba, explicou que a formação é um curso inicial focado na sensibilização para novas abordagens de ensino e aprendizagem. “Essa etapa é o início de um processo que incluirá níveis 2 e 3, com temas predeterminados que serão aprofundados ao longo das formações”, disse. Ventura informou também que a turma é composta por participantes de diversas partes do Brasil, incluindo magistrados e servidores, e avaliou a participação como extremamente positiva. “O grupo é bastante engajado e se mostrou disposto a aceitar desafios nas metodologias aplicadas”, finalizou.

Entre os docentes, estão Jeanne Silva Nogueira, Marizete da Silva Oliveira e Vladimir Santos Vitovsky.