Enfam realiza live para apresentar as conquistas e os resultados da Renejum nos últimos seis meses

Entrevista ao vivo já tem mais de 190 visualizações

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realizou ontem (13) live no YouTube para fazer um balanço das ações da Rede Nacional de Escolas Judiciais e da Magistratura (Renejum). A Rede une a Enfam às escolas judiciais e da magistratura federais e estaduais do país para a troca de conhecimentos e boas práticas referentes à educação e inovação do sistema judicial brasileiro.

Na live, a jornalista da Enfam Aline Bastos entrevistou a secretária de Gestão Acadêmica e de Formação, Julia Maurmann Ximenes, que falou das ações desenvolvidas até agora pela Renejum – criada em 1º de março deste ano por meio da Resolução Enfam n.1 – e respondeu a perguntas de participantes do chat ao vivo.

Em seu balanço das conquistas alcançadas, Ximenes destacou as primeiras parcerias e resultados.  “Nesse primeiro semestre tivemos parceria, por meio do Curso de Formação de Formadores (FOFO) com o Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), com escolas eleitorais, com uma escola de Rondônia e com uma escola da Paraíba. Nesse primeiro momento conseguimos formar quase 100 servidores (FOFO N2) e mais de 100 magistrados num FOFO N1. Há um total de 200 pessoas envolvidas nas escolas judiciais que estão participando das ações e, nesse sentido, construindo e consolidando esse papel da Enfam com as outras escolas.”, afirmou a secretária.

A Renejum tem como missão formar pessoas para que possam promover justiça em sintonia com as expectativas da sociedade. A rede de informações foi criada pela Enfam a partir da necessidade de alinhamento e integração entre os normativos do Conselho Nacional de Justiça e a formação e o aperfeiçoamento da magistratura federal e estadual do país.

Também foi falado na live sobre a plataforma da Renejum para troca de experiência entre as escolas. O espaço digital tem data de lançamento para o encontro em outubro e causou expectativa no chat. Outro ponto que foi comentado por Júlia foi a ação de multiplicadores na formação Aplicação Prática do Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero, com previsão de realização em breve.

Para outras informações, acesse o Portfólio de Desenvolvimento Profissional Enfam – Escolas 2023 e conheça ações educativas, na perspectiva de trilhas, voltadas para o aperfeiçoamento/desenvolvimento de profissionais atuantes na Enfam/Renejum e nas demais instituições de formação de magistrados e servidores.

Para aderir à Rede, as escolas judiciais e da magistratura federais e estaduais do país devem assinar o Termo de Adesão.

Confira a entrevista na íntegra.