Público poderá enviar dúvidas durante o evento, que será transmitido pelo YouTube
A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realizará na quarta-feira (13/9), às 18h, uma live com o balanço do primeiro semestre do lançamento da Rede Nacional de Escolas Judiciais e da Magistratura (Renejum). A Rede tem como propósito possibilitar a aprendizagem e inovação mútua e foi concebida a partir da necessidade de ampliar o alinhamento e a integração entre os normativos do Conselho Nacional de Justiça e a formação e o aperfeiçoamento das magistraturas federal e estadual brasileiras.
A live, que acontecerá no canal da Escola no YouTube, é direcionada aos representantes das escolas judiciais e pretende compartilhar as conquistas e os resultados da colaboração entre os participantes da Renejum, além de divulgar os cursos e ações no sistema de educação da magistratura e na gestão do Judiciário. A entrevistada será a secretária de Gestão Acadêmica e de Formação da Enfam, Júlia Maurmann Ximenes, que responderá às dúvidas e aos questionamentos dos espectadores.
Sobre a Renejum
Dentre as atribuições da Renejum estão a promoção de estudos, pesquisas, projetos e trabalhos conjuntos voltados à implementação de atos normativos e políticas públicas no Poder Judiciário; o compartilhamento de boas práticas, conhecimentos e informações referentes à educação judicial e inovação no sistema de justiça; a socialização de iniciativas inovadoras e sustentáveis no que se refere à gestão educacional, ao currículo e à avaliação no âmbito da educação dos membros do Poder Judiciário; bem como o desenvolvimento de estratégias e ações colaborativas voltadas à excelência da tutela jurisdicional prestada, fazendo convergir as ações de aperfeiçoamento promovidas entre os seus membros.
Em sua estrutura, a Rede Nacional conta com um Conselho Deliberativo e um Comitê Executivo. Ao primeiro, instância decisória máxima da Rede, cabe a definição dos eixos temáticos, a aprovação do planejamento estratégico e a apreciação das propostas apresentadas pelo órgão executor. O Comitê Executivo, por sua vez, tem a função de elaborar o plano estratégico, de trabalho e a agenda anual da Rede, bem como organizar reuniões periódicas e encontros semestrais necessários à elaboração, atualização e consolidação de relatórios, projetos e estudos técnicos produzidos ao longo de cada ano.