O momento reuniu juristas, ministros e presidentes dos tribunais superiores
A III Jornada de Direito Processual Civil começou e, durante a abertura, o diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), ministro Mauro Campbell Marques, homenageou a professora, mestre e doutora em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Thereza Celina Diniz de Arruda Alvim.
“A professora Thereza, como sabemos todos, dedicou e dedica sua vida ao estudo da ciência jurídica. Além de suas realizações acadêmicas impressionantes, é uma educadora apaixonada”, relatou o ministro.
Segundo o diretor-geral, a jornada da jurista é inspiradora, marcada pela dedicação, comprometimento e busca pela atuação de excelência. “À professora Thereza Celina Diniz de Arruda Alvim, nossa profunda e sincera homenagem e gratidão pelas décadas de trabalho e ensino a toda uma geração de profissionais do direito.”
Teresa Arruda Alvim e Ricardo Arruda Alvim, filha e filho da professora, subiram ao palco e receberam das mãos do diretor-geral da Enfam e do ministro do Superior Tribunal de Justiça Ribeiro Dantas uma placa em sua homenagem.
III Edição
Sobre a nova edição da jornada, o ministro destacou a importância do tema debatido no evento, comentou a respeito da organização das comissões temáticas que serão abordadas e enalteceu o ambiente altamente qualificado para a execução das atividades. Segundo o diretor-geral, é um momento de inspiração e bastante oportuno para, dentro de um ambiente plural, compartilhar insights e debates sobre questões cruciais que afetam a justiça e a sociedade.
“Este evento é um momento ímpar para a celebração do conhecimento, troca de experiências e aprimoramento de nossa compreensão sobre um dos pilares fundamentais do nosso sistema jurídico, o processo civil. Integram cada uma das comissões algumas das mentes mais brilhantes do direito processual civil brasileiro”, disse Mauro Campbell.