Enfam e STJ promovem debate sobre direitos e inclusão da pessoa idosa

Evento está com inscrições abertas e poderá ser acompanhado online

O mestrado da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) realizarão o 1º Simpósio Pessoa Idosa e Justiça. Será no dia 1º de outubro, data em que se comemora o Dia Internacional da Pessoa Idosa, das 9h30 às 13h.

O objetivo é debater sobre os direitos e a inclusão social de pessoas idosas, promovendo um espaço de diálogo e troca de experiências. O evento, destinado a magistradas e magistrados, servidoras e servidores, conta com 70 vagas presenciais e 250 a distância (transmissão via plataforma Zoom), e acontecerá na Sala de Reuniões Corporativas do Tribunal.

As pessoas interessadas em participar presencialmente deverão preencher formulário na página do EducaEnfam. Quem quiser acompanhar o evento de forma virtual deverá preencher outro formulário online. A participação dos servidores inscritos vale adicional de qualificação (AQ).

A abertura será conduzida pelo diretor-geral da Enfam, ministro Benedito Gonçalves; pelo presidente do STJ, ministro Herman Benjamin; e pelo vice-presidente e diretor do Centro de Estudos Jurídicos, ministro Luis Felipe Salomão.

O Simpósio contará com o painel A Proteção Integral à Pessoa Idosa, com palestras da desembargadora federal Germana Moraes; do secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva; e do presidente do Comitê Nacional da Pessoa Idosa, Pablo Barreto.

Posteriormente ocorrerá o painel Acesso à Justiça e Inclusão Social da Pessoa Idosa, com a procuradora regional da República adjunta Ana Padilha; com a professora da Universidade de São Paulo (USP) Bibiana Graeff; e com a jornalista Hermínia Brandão.

O evento tem o apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp).