Enfam disponibiliza vagas para a oficina Avaliação da Prática Jurisdicional e o uso de Portfólio

Interessados terão até o dia 21/8 para realizar a inscrição

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) está com as inscrições abertas para a oficina Avaliação da Prática Jurisdicional e o uso de Portfólio. O curso faz parte da Formação de Formadores e acontecerá de 4 a 6 de setembro, na Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Paraná (Ejud-PR), em Curitiba.

Magistradas e magistrados, formadoras e formadores e servidoras e servidores atuantes no módulo de prática jurisdicional do Curso de Formação Inicial e em ações de formação continuada realizadas durante o período de vitaliciamento, integrantes da Rede Nacional de Escolas Judiciais e da Magistratura (Renejum), podem concorrer a uma das 30 vagas disponíveis.

Com 20 horas de duração, a formação tem como objetivo preparar os participantes para elaborar estratégias, instrumentos e procedimentos inerentes às atividades avaliativas vinculadas à prática jurisdicional, com fundamentos das diretrizes da Enfam e demais fundamentos da literatura educacional sobre avaliação formativa, em especial sobre o uso do portfólio.

Dentre os objetivos específicos estão a elaboração de plano pedagógico da prática jurisdicional no Curso de Formação Inicial e em Curso de Aperfeiçoamento para fins de vitaliciamento;  a supervisão e acompanhamento da prática jurisdicional de magistradas e magistrados; a elaboração de instrumentos de avaliação da prática jurisdicional; o emprego do portfólio como instrumento de avaliação de magistrados e a identificação dos comportamentos  dos magistrados, entre estes os positivos, os que precisam ser mais bem trabalhados e aqueles indesejados.

Fazem parte da equipe gestora do curso o diretor-geral da Enfam, ministro Mauro Campbell Marques; o vice-diretor, ministro Raul Araújo; o secretário-geral da Escola, Cássio André Borges dos Santos; e o secretário executivo da Enfam, Fabiano da Rosa Tesolin. A coordenação pedagógica fica a cargo da servidora Marizete da Silva Oliveira e a coordenação acadêmica é de Julia Ximenes. Serão responsáveis pela formação as docentes Liciane Junia Baltazar, Solange Rauchbach Garani e o juiz federal Vladimir Vitovsky.

Os interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição.