EducaEnfam: responda à pesquisa até esta quarta-feira

Questionário online busca aprimorar a plataforma

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) quer ouvir discentes, docentes e pessoas que atuam na gestão do EducaEnfam em escolas judiciais para oferecer uma melhor experiência na utilização da plataforma. Para responder ao questionário, basta ter participado de algum curso oferecido pela Escola no ambiente online. O prazo segue até esta quarta-feira (18) com tempo para resposta estimado em 5 minutos. Acesse a pesquisa neste link.

A pesquisa é organizada pelo Laboratório de Dados do curso de Engenharia de Produção da Universidade de Brasília (DataLab – UnB), contratado pela Enfam por meio do projeto Formação Judicial Qualitativa, que marca a cooperação internacional entre a Escola e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

A iniciativa busca diagnosticar as principais lacunas do EducaEnfam, plataforma digital que facilita a gestão e o compartilhamento de dados entre a Enfam e as escolas judiciais de todo o país. Após a coleta de dados será possível apresentar potenciais melhorias que podem ser adotadas nos sistemas de informação e processos de negócio utilizados para as atividades da Escola, a partir de um diagnóstico que apresente os reais problemas com base nas demandas dos usuários.

Segundo o diretor do DataLab e professor da UnB, Ari Mariano, a pesquisa vai ajudar a verificar se existe uma diferença significativa nas percepções entre quem utiliza o sistema em diferentes regiões do Brasil e, assim, delimitar melhor os perfis de cada tipo de usuária ou usuário. “Precisamos ter a participação de todas as pessoas para coletar as mais diversas opiniões. É comum instituições como a Enfam, que têm usuárias e usuários de diferentes regiões, contarem com contrastes entre as opiniões, considerando que vivemos em um país continental. Por isso é tão importante coletarmos todas as impressões, para garantir que o sistema atenda a todas as pessoas”, destacou o professor.

Ari Mariano explica que a análise dos dados não será meramente descritiva, mas sim um modelo matemático com cálculo preditivo para descobrir os principais fatores que explicam e predizem o sucesso do sistema e a satisfação da usuária e do usuário. Segundo o diretor do DataLab, a análise contará com cálculos psicométricos, que envolvem a estatística da psicologia. “Escolhemos o melhor instrumento disponível para avaliação de sistemas da informação, que nos garante aprisionar as principais perspectivas das pessoas usuárias”, argumentou.

“Nós queremos garantir que as usuárias e os usuários fiquem satisfeitos e tenham suas necessidades atendidas pelo EducaEnfam. Muitas coisas que fazemos no dia a dia do trabalho passam por sistemas de informação; portanto, se não funcionam direito, podem comprometer o trabalho da equipe e a experiência de quem recorre ao sistema para cursos e demais atividades”, finalizou o professor Ari Mariano.

Acesse aqui pesquisa sobre a plataforma EducaEnfam, disponível até esta quarta-feira, 18 de outubro.