EducaEnfam passa por atualizações e automatiza processos educacionais

Plataforma se consolida como um instrumento estratégico para aprimorar a formação da magistratura

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) avança na modernização da plataforma EducaEnfam. Até o momento, já foram implementadas inovações para otimizar a gestão acadêmica e administrativa da Escola. O sistema está dividido em duas versões: a 1.0, que continua em uso e recebeu melhorias internas, e a 2.0, em desenvolvimento. O projeto é uma parceria da Escola com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), por meio do projeto Formação Judicial Qualitativa, e com o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Mudanças já implementadas
Entre as principais mudanças já implementadas, a Automatização do Termo de Ciência é um dos destaques. Ela permite a docentes receberem e assinarem digitalmente o documento no sistema, agilizando a contratação e eliminando burocracias. O preenchimento de formulários padronizados logo após o término das aulas, com dados essenciais para a Comissão Própria de Autoavaliação Institucional (CPA) também está disponível com a Nova Avaliação de Cursos.

Outra inovação é o Processo Digital de Atesto das horas-aula ministradas, no qual os atestos de carga horária são gerados automaticamente, garantindo maior controle sobre as aulas, além de facilitar a tramitação para pagamento.

A Enfam trabalha ainda para incluir no controle da carga horária as formações realizadas em outras Escolas e instituições. A atualização dos formulários de inscrição para cursos, que exigirão informações mais detalhadas dos participantes, também faz parte das melhorias em andamento.

Em andamento
Até o fim do mês de março, o módulo do sistema destinado ao curso de pós-graduação lato sensu estará atualizado com novas funcionalidades e melhorias para cadastro e manutenção de curso. Outro módulo que estará com itens finalizados é o de projeto de curso de pós-graduação, que incluirá a manutenção de equipe pedagógica, de turmas e a visualização da previsão orçamentária e do histórico de andamento de projetos.

A Escola também trabalha para que o sistema seja responsivo em termos de acessibilidade digital e inclusão de gênero, permitindo que a plataforma atenda a diferentes perfis de usuários e promova uma experiência educacional mais equitativa e acessível para todos.