EducaEnfam: participe de pesquisa para aprimorar a plataforma

Questionário online está disponível até o dia 18 de outubro

Se você já participou de algum curso ministrado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) como discente ou docente, ou atua na gestão do EducaEnfam em uma escola judicial, responda à pesquisa referente à plataforma digital e contribua para aprimorá-la. O questionário está disponível online, até o dia 18 de outubro, com tempo para resposta estimado em 5 minutos. Acesse a pesquisa neste link.

A pesquisa é organizada pelo Laboratório de Dados do curso de Engenharia de Produção da Universidade de Brasília (DataLab – UnB), contratado pela Enfam por meio do projeto Formação Judicial Qualitativa, que marca a cooperação internacional entre a Escola e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

A iniciativa busca diagnosticar as principais lacunas do EducaEnfam, plataforma digital que facilita a gestão e o compartilhamento de dados entre a Enfam e as escolas judiciais de todo o país. Após a coleta de dados será possível apresentar potenciais melhorias que podem ser adotadas nos sistemas de informação e processos de negócio utilizados para as atividades da Escola, a partir de um diagnóstico que apresente os reais problemas com base nas demandas dos usuários.

Segundo o diretor do DataLab e professor da UnB, Ari Mariano, a pesquisa vai ajudar a verificar se existe uma diferença significativa nas percepções entre quem utiliza o sistema em diferentes regiões do Brasil e, assim, delimitar melhor os perfis de cada tipo de usuária ou usuário. “Precisamos ter a participação de todas as pessoas para coletar as mais diversas opiniões. É comum instituições como a Enfam, que têm usuárias e usuários de diferentes regiões, contarem com contrastes entre as opiniões, considerando que vivemos em um país continental. Por isso é tão importante coletarmos todas as impressões, para garantir que o sistema atenda a todas as pessoas”, destacou o professor.

Ari Mariano explica que a análise dos dados não será meramente descritiva, mas sim um modelo matemático com cálculo preditivo para descobrir os principais fatores que explicam e predizem o sucesso do sistema e a satisfação da usuária e do usuário. Segundo o diretor do DataLab, a análise contará com cálculos psicométricos, que envolvem a estatística da psicologia. “Escolhemos o melhor instrumento disponível para avaliação de sistemas da informação, que nos garante aprisionar as principais perspectivas das pessoas usuárias”, argumentou.

 “Nós queremos garantir que as usuárias e os usuários fiquem satisfeitos e tenham suas necessidades atendidas pelo EducaEnfam. Muitas coisas que fazemos no dia a dia do trabalho passam por sistemas de informação; portanto, se não funcionam direito, podem comprometer o trabalho da equipe e a experiência de quem recorre ao sistema para cursos e demais atividades”, finalizou o professor Ari Mariano.

Acesse aqui pesquisa sobre a plataforma EducaEnfam, disponível até o dia 18 de outubro.