O evento teve como tema Acesso à Justiça, Soluções de Litígios e Desenvolvimento
Discentes do Mestrado Profissional em Direito e Poder Judiciário da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) participaram ativamente do XXX Congresso Nacional do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (Conpedi), com apresentação de cinco artigos em grupos de trabalho e publicação deles nos anais do evento. O Conpedi ocorreu de 15 a 17 de novembro, em Fortaleza, e teve como tema Acesso à Justiça, Soluções de Litígios e Desenvolvimento.
A discente Letícia Daniele Bossonario apresentou o artigo sobre Audiências Virtuais em Processos Previdenciários e Falsas Memórias: uma possibilidade de redução de interferências de terceiros no depoimento. Já os discentes Arthur Napoleão Teixeira Filho, César Augusto Carvalho de Figueiredo, Ferdinando Marco Gomes Serejo Sousa e José Luis Luvizetto Terra foram coautores em quatro artigos diferentes: O Cultivo de Marcadores Somáticos Positivos nas Equipes do Poder Judiciário; A Discriminação Indireta na Repressão Policial e o Dever de Adaptação Razoável no Auto de Resistência pelo Juiz; Acesso Responsável à Justiça Sustentável: contribuição dos programas de eficiência energética para um possível programa de incentivo à litigância responsável; e Salário Emocional e Motivação no Poder Judiciário Brasileiro, sendo este também selecionado para publicação na revista Cidadania e Acesso à Justiça.
“Foi uma excelente oportunidade participar do Conpedi, que é um evento de renome. Nós pudemos apresentar e contribuir com artigos sobre os mais variados assuntos e também divulgamos o mestrado profissional da Enfam entre os participantes”, disse o magistrado Arthur Napoleão Teixeira Filho.
Sobre o Conpedi
O evento é considerado o maior espaço de pesquisa e pós-graduação em Direito do Brasil. Ao todo, foram 47 Grupos de Trabalho (GTs) ao longo dos três dias de evento, que contemplaram a apresentação de inúmeros artigos, além da exposição de diversos pôsteres.