Evento ocorreu na segunda-feira (24), em Recife
O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) inaugurou as novas instalações da Escola de Magistratura Federal da 5ª região (Esmafe5), localizada em Recife (PE). O diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), ministro Benedito Gonçalves, prestigiou o evento realizado na última segunda-feira (24), ao lado das demais autoridades jurídicas presentes.
Na ocasião, o presidente do TRF5, desembargador federal Fernando Braga, destacou que a inauguração da nova unidade representa o compromisso do Tribunal com a formação de juízes e falou da expectativa em relação às atividades que serão desempenhadas no local. “Que essa nova sede seja um espaço de encontros, escutas, reflexão e formação. Que daqui saiam juízes cada vez mais comprometidos com o papel que a ordem jurídica os atribui e preparados para decidir com justiça, técnica e humanidade”, declarou.
Já o atual diretor da Esmafe5, desembargador federal Roberto Machado, aproveitou a solenidade para agradecer às pessoas que são parte da instituição. “Nossa Escola vai levar grandes projetos pela frente”, informou Machado.
Benedito Gonçalves destacou os objetivos e o funcionamento da Enfam, enfatizando que os resultados dos cursos desenvolvidos são destinados à sociedade. “As nossas pesquisas são para a sociedade, para a jurisdição, para a eficiência”, ressaltou.
Aula Magna
O ministro Gurgel de Faria, do STJ, apresentou a aula magna sobre o tema “A reforma tributária e seus aspectos processuais”, e falou sobre o porquê de uma reforma tributária, avaliando alguns pontos de falha e de avanços. Ao abordar os aspectos processuais, Gurgel de Faria disse que é preciso ficar atento às mudanças que possam refletir no Judiciário. “Chamo a atenção para a Justiça Federal porque podemos passar a ter uma competência que hoje nós não temos. Se passarmos a ter, teremos que nos estruturar”.
Homenagens e descerramento da placa
Ao final da Aula Magna, o presidente do TRF5 presenteou os ministros do STJ e os juízes federais Ilan Presser e Bruno Teixeira com um quadro do xilogravurista J. Borges. Encerrando a programação, houve o descerramento da placa de inauguração.
Com informações da Divisão de Comunicação Social do TRF5