Benedito Gonçalves enfatizou a importância da formação contínua e do compromisso ético dos magistrados
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), Benedito Gonçalves, proferiu a palestra de encerramento do curso de formação inicial para magistrados recém-empossados no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). O evento, realizado na sexta-feira (21), contou com a abertura do presidente do TJGO, desembargador Leandro Crispim.
Além do presidente do TJGO, compuseram a mesa diretiva do evento a vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargadora Gilda Sigmaringa Seixas; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcus da Costa Ferreira; o corregedor do Foro Extrajudicial, desembargador Anderson Máximo de Holanda; o diretor da Ejug, desembargador Jeronymo Pedro Villas Boas; a desembargadora Alice Teles de Oliveira; e o juiz substituto em segundo grau Ricardo Nicoli.
Ao iniciar sua fala, Benedito Gonçalves ressaltou a evolução das escolas judiciais no Brasil e a importância histórica dessas instituições para o fortalecimento da formação de juízes e para a consolidação de um Judiciário mais preparado, eficiente e acessível, no Estado Democrático de Direito. “A Ejug tem trabalhado de maneira incansável na qualificação do nosso Judiciário. Desde sua criação, evoluiu significativamente, consolidando-se como um pilar da formação jurídica no Estado”, observou o diretor-geral da Enfam. “Esta escola vai além de uma instituição de ensino, sendo um verdadeiro referencial que guia o Judiciário rumo à modernização e ao compromisso com a transformação social”, frisou.
O ministro observou, em seguida, que “somente por meio de uma boa formação e do aperfeiçoamento do conhecimento adquirido, a magistratura é capaz de proporcionar à população um serviço mais célere, eficiente e humano”. E destacou: “– Não há qualidade em qualquer área ou atividade humana se não houver aperfeiçoamento, condição intrínseca da excelência esperada no serviço público”.
Crispim ressaltou que o momento era de celebração do conhecimento. “Com imensa alegria recebemos para ministrar a palestra intitulada ‘O Judiciário de excelência e o papel das escolas judiciais’ o ilustre ministro Benedito Gonçalves, cuja notável trajetória, marcada pela dedicação à formação judicial e ao fortalecimento da magistratura brasileira, engrandece sobremaneira este evento. Este é um momento de celebração do conhecimento e de reflexão sobre o papel transformador da educação judicial”, afirmou. Leandro Crispim ainda destacou a “satisfação e honra” de receber o ministro. “Nossa profunda admiração e gratidão pela generosidade de Vossa Excelência em compartilhar sua vasta experiência e seu valioso conhecimento”, disse.
A participação do ministro Benedito Gonçalves no encerramento do curso reflete seu compromisso com a excelência na formação dos magistrados e sua dedicação ao fortalecimento do Poder Judiciário brasileiro.
Com informações da Ejug