Ministro Benedito Gonçalves destacou a importância das escolas judiciais
O diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), ministro Benedito Gonçalves, participou ontem (10) da abertura do ano letivo da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Em aula magna com o tema Escolas Judiciais no Contexto do Estado Democrático de Direito, ele falou sobre a importância das escolas judiciais para a carreira de novos magistrados. A íntegra pode ser conferida no canal oficial da Ejef no YouTube.
A aula foi destinada a magistradas e magistrados participantes da “I Oficina Vitaliciar” e docentes do curso de pós-graduação em Gestão Pública Judiciária: pessoas, eficiência e inovação e também em Jurisdição Penal e Criminologia Contemporânea.
Em sua palestra, o ministro Benedito Gonçalves ressaltou a importância das escolas judiciais para os magistrados que estão iniciando suas carreiras. “Toda vez que o juiz tem incentivos, como palestras e a oportunidade de ouvir um magistrado mais antigo, é importante para sua carreira. Hoje, os juízes já entram sabendo que vai ter um filtro de passagem, do momento de advogado para magistrado. As escolas de magistratura, como a Ejef, têm essa missão. Não vão ensinar Processo Civil, apesar de ter aulas de atualização, mas a ideia é ensinar os novos magistrados a serem juízes”, afirmou.
O presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, foi o responsável pela abertura do evento e, em sua fala, destacou a presença do diretor-geral da Enfam. O 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da escola mineira, desembargador Saulo Versiani Penna, ressaltou o ganho para a prestação jurisdicional com a colaboração entre a Enfam e Ejef. “É fundamental que nós tenhamos aqui o ministro Benedito, diretor-geral da Enfam, justamente para aproximar a instituição nacional da nossa escola judicial, que é a mais antiga do país, e permitir que tenhamos melhor capacitação dos magistrados”, disse.
Com informações da Ejef