CPA promove oficinas e debates com magistrados egressos do mestrado

Evento foi realizado na sede da Enfam, entre os dias 9 e 11 de abril

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realizou, de 9 a 11 de abril, o programa Diálogos com a CPA, voltado para egressas e egressos do mestrado profissional desenvolvido pela Escola. O encontro teve como objetivo promover a troca de experiências e reflexões, além de colher percepções sobre o curso para aprimorar a educação judicial e o mestrado da Enfam.

A programação durou três dias, com oficinas e debates conduzidos principalmente pelos integrantes da Comissão. No primeiro dia, o evento começou com a recepção dos magistrados pela equipe da CPA. Em seguida, foi realizada a Oficina de Inovação, com o tema A Educação Judicial do Futuro, conduzida por Gisele Molinari e Miliany Meguerian. A atividade faz parte do Ciclo de Oficinas Colaborativas da Enfam.

O segundo dia teve início com uma apresentação sobre a importância da atualização do Currículo Lattes: produção técnica e prática judicial, seguida por uma oficina sobreo tema.  Depois foi realizada a oficina Avaliação de Impacto das Pesquisas na Prática Judicial e na Sociedade. Por fim, o terceiro dia contou com a oficina Projetos Inovadores e Ações de Impacto.

Depoimentos
A coordenadora da CPA e representante dos docentes da Enfam, juíza Luiza Vieira Figueiredo, destacou que as atividades promoveram uma escuta coletiva de percepções dos egressos para contribuir com o processo de melhoria do curso de mestrado. “Fizemos as oficinas com muito espaço de escuta para que eles pudessem falar sobre a relação com a pesquisa e a relação uns com os outros”, explicou.

Ela também ressaltou que o encontro foi uma oportunidade para aproximá-los da Enfam, principalmente por se tratar de participantes que ingressaram no mestrado durante a pandemia. “A gente sentia que tinha uma dívida a ser paga em razão da pandemia e da falta de contato. Então, proporcionar esse encontro e essa troca de experiências foi bastante interessante. Muitos relataram que se sentiram parte da Enfam e que se conectaram com a Escola”, comentou a coordenadora.

Maria Eveline Queiroz, integrante da CPA e representante dos servidores e técnicos da Enfam, também destacou a importância do Diálogos com a CPA. “É uma forma de escutar aqueles que passaram pelo curso e que possuem um olhar crítico e analítico para apontar o que funcionou bem e o que precisa ser revisto”, afirmou.

Eveline reforçou o papel essencial da parceria da Enfam com o PNUD por meio da iniciativa Formação Judicial Qualitativa. “O suporte técnico-pedagógico que o PNUD oferece é muito importante, pois exige sensibilidade e conhecimento técnico do conteúdo, além da habilidade de conseguir articular com as pessoas que precisam do serviço. Essa parceria dá uma grande sustentação para o funcionamento da Escola”, finalizou Eveline.

9/4/2025 I Diálogos com a CPA I Brasília/DF