Gabinete do Juízo promete contribuir para a otimização do trabalho e integração de sistemas processuais
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou, na última terça-feira (25), o Gabinete do Juízo, uma solução tecnológica para auxiliar magistradas e magistrados na gestão administrativa e processual diária. O sistema permite a realização de diversas atividades, como minutar despachos, decisões e sentenças, administrar a agenda de audiências, consultar processos, importar e exportar documentos, visualizar movimentações de forma fácil, atribuir demandas a terceiros e acessar dados de produtividade do gabinete. O acesso ao sistema é feito pelo portal Jus.br.
A ferramenta utiliza Inteligência Artificial (IA) para centralizar informações, otimizar fluxos e auxiliar a magistratura e as assessorias na organização de tarefas e tomada de decisões. Com isso, o objetivo é que os tribunais tenham mais controle sobre pendências, prazos e ações em andamento nos gabinetes, garantindo mais agilidade na prestação jurisdicional. Além disso, a ferramenta foi desenvolvida para ser integrada a outros sistemas processuais, para que todos os gabinetes de tribunais, independentemente da jurisdição, possam utilizá-la.
O Módulo Gabinete do Juízo foi desenvolvido pelo Programa Justiça 4.0, uma iniciativa do CNJ, em parceria com o Programa das Nações Unidas, para o Desenvolvimento (PNUD). O programa visa acelerar a transformação digital do Poder Judiciário brasileiro em otimizar a gestão processual para magistrados, servidores, advogados e outros atores do sistema de Justiça.
Com informações do CNJ.