Abertas as inscrições para o curso sobre Planejamento de Ensino no Contexto da Magistratura

Interessados deverão se inscrever até 28 de agosto

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realizará, de 14 de setembro a 18 de outubro, o curso sobre Planejamento de Ensino no Contexto da Magistratura, que faz parte da Formação de Formadores Nível 2. Esse nível tem como objetivo desenvolver competências dos docentes e de equipes que atuam em práticas educativas no contexto judicial e da magistratura.

A ação educativa é destinada a servidores da Escola Judiciária Eleitoral e das EJEs Regionais e terá uma turma de até 25 alunos na modalidade a distância, via plataforma Moodle. Os interessados deverão se inscrever por meio de Formulário de Inscrição até o dia 28 de agosto.

O curso visa planejar ações educativas, de forma coletiva com docentes e equipes técnico-pedagógicas, demonstrando domínio teórico-metodológico, coerência entre objetivos, conteúdos, procedimentos metodológicos e avaliativos, tendo como base documentos orientadores da instituição e necessidades de aprendizagem/formação do público.

A capacitação tem entre suas metas explicitar a concepção de “competência” que melhor corresponda ao contexto de formação profissional dos magistrados e das magistradas, identificar a necessidade de aprendizagens da magistratura para situações específicas de formação com base em avaliação diagnóstica durante o processo de planejamento de cursos, elaborar unidades de estudo, de forma coerente com a literatura educacional, e orientar docentes sobre seleção e aplicação de estratégias metodológicas e avaliativas de forma coerente com o plano de curso e com o trabalho escolar.

Redigir elementos do planejamento de cursos (como os objetivos, a metodologia e a avaliação) de forma que orientem a prática pedagógica dos professores, conforme necessidade de desenvolvimento de competências profissionais dos magistrados, situar os fundamentos teóricos e práticos relativos aos tipos e etapas de um planejamento de ensino (curso e aula), de acordo com o contexto de formação dos magistrados, são assuntos que também serão abordados na ação educativa.

A docente será Solange Rauchbach Garani, pedagoga, mestra em Educação e especialista em Organização do Trabalho Pedagógico e em Educação a Distância.

Confira a programação.