Durante dois dias de aulas presenciais na Escola de Magistrados da Bahia (EMAB), 39 magistrados participantes do curso Tribunal do Júri vivenciaram simulações da instalação do júri. O curso foi realizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) em parceria com a EMAB. Nesta etapa, os formadores foram os juízes José Henrique […]
Durante dois dias de aulas presenciais na Escola de Magistrados da Bahia (EMAB), 39 magistrados participantes do curso Tribunal do Júri vivenciaram simulações da instalação do júri. O curso foi realizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) em parceria com a EMAB.
Nesta etapa, os formadores foram os juízes José Henrique Torres, titular da 1ª Vara do Júri Comarca de Campinas (SP), e Reno Viana Soares, titular da Vara do Júri e Execuções Penais de Vitória da Conquista (BA).
A coordenadora geral da EMAB, juíza Patrícia Cerqueira, destacou que o diferencial desta edição do curso é que pela primeira vez foi realizado de forma mista, ou seja, uma etapa à distância e outra presencial. “A parte presencial, em encontros de dois dias, foi desenvolvida através de métodos ativos, com simulação do júri, simulação dos debates, simulação da votação dos quesitos e elaboração das sentenças”, afirmou.
O curso buscou proporcionar aos magistrados a atualização, o aperfeiçoamento e o aprofundamento dos saberes teóricos e práticos necessários para o exercício de sua função jurisdicional na condução dos processos de competência do Tribunal do Júri. A proposta metodológica seguiu uma orientação humanística, sistêmica e pragmática e utilizou métodos que primam pela participação ativa dos formandos, incentivando o compartilhamento das experiências e a interação com o formador a partir de atividades práticas.
Com informações da EMAB