Curso aborda funcionalidades, conteúdos técnicos e boas práticas para o uso da ferramenta
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) disponibilizou nesta terça-feira (22) uma capacitação voltada a magistrados e servidores do Poder Judiciário sobre o uso do Codex, ferramenta que disponibiliza processos e documentos em tempo real com o objetivo de promover maior transparência no sistema judiciário brasileiro. O curso está disponível na plataforma de educação a distância do CNJ, o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (Ceajud).
Com carga horária total de cinco horas, a capacitação é dividida em seis módulos. Um deles é o módulo negocial e os demais são módulos técnicos sobre a instalação e a configuração do Codex. Não é necessário conhecimento prévio do sistema para fazer o curso.
A ação formativa dispõe de aulas gravadas, manual do usuário e avaliação por meio de questões objetivas. Para receber o certificado, é necessário assistir a todas as aulas e alcançar nota mínima de 70% de aproveitamento na avaliação final.
Sobre o Codex
Desenvolvido pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) em parceria com o CNJ, o Codex consolida dados processuais e disponibiliza conteúdos textuais de documentos e dados estruturados, essenciais para a gestão de informações judiciais.
O Codex funciona como um data lake, que armazena dados em diversos formatos, advindos de vários sistemas e fontes. Essas informações podem ser disponibilizadas para diferentes usos, como a produção de painéis e relatórios de inteligência de negócios (business intelligence), implementação de pesquisas inteligentes e integradas, automação de dados estatísticos e até o fornecimento de dados para a criação de modelos de Inteligência Artificial.
A plataforma integra o Programa Justiça 4.0, uma iniciativa do CNJ em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que visa desenvolver e aprimorar soluções tecnológicas para tornar os serviços oferecidos pela Justiça brasileira mais eficientes, eficazes e acessíveis à população.
Acesse a Ficha do Curso para mais informações. Dúvidas sobre a capacitação podem ser esclarecidas pelo e-mail [email protected].
Com informações do CNJ.