No contexto da formação na magistratura, a atuação dos formadores, responsáveis pela formação dos magistrados brasileiros, exige conhecimentos e competências profissionais específicas. Desta maneira, uma ação formativa que visa ambientar os juízes formadores nas práticas pedagógicas mais adequadas à especificidade da magistratura se faz necessária. Esta ação específica está enquadrada no Nível 1 Módulo 1 do Curso de Formação de Formadores.
Desenvolvimento Docente – Nível 1, Módulo 1
fevereiro, 2025
Detalhes do Evento
No contexto da formação na magistratura, a atuação dos formadores, responsáveis pela formação dos magistrados brasileiros, exige conhecimentos e competências profissionais específicas. Desta maneira, uma ação formativa que visa ambientar
Detalhes do Evento
No contexto da formação na magistratura, a atuação dos formadores, responsáveis pela formação dos magistrados brasileiros, exige conhecimentos e competências profissionais específicas. Desta maneira, uma ação formativa que visa ambientar os juízes formadores nas práticas pedagógicas mais adequadas à especificidade da magistratura se faz necessária. Esta ação específica está enquadrada no Nível 1 Módulo 1 do Curso de Formação de Formadores.
Tempo
19 (Quarta-feira) 0:00 - 21 (Sexta-feira) 23:59
Localização
ENFAM - Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (CJF)
SCES – Trecho 3, Polo 8, Lote 9, 1º andar - Brasília - DF - CEP 70200-003
Objetivos
Objetivo geral
Organizar o Planejamento de Ações Educativas e de Aula com vistas ao desenvolvimento de competências, estruturando articuladamente os seus diferentes elementos.
Objetivos específicos
1. Analisar, reflexivamente, elementos do planejamento de curso/ensino e aspectos específicos daprática docente, considerando o percurso do trabalho e formação no âmbito da magistratura, demodo a articular as experiências, conhecimentos específicos e resultados percebidos comosignificativos entre os formadores no sentido de melhor estruturar seu projeto educativo.
2. Aplicar os fundamentos pedagógicos que orientam as diretrizes da Enfam em ações educativasnecessárias para o desenvolvimento de competências.
3. Reconhecer o trabalho e as especificidade da docência no contexto da magistratura;
4. Identificar os aspectos relacionados ao aprender, ensinar e avaliar
5. Analisar os elementos constituitivos do trabalho educativo.
6. Identificar os elementos que integram as ações educativas e a prática de ensino;
7. Aplicar na ação docente
Público-alvo
Juízes federais, juízes estaduais, servidores da justiça federal e servidores da justiça estadual
Nº de vagas
60
Carga horária
24h
Inscrições
Início das inscrições
20/01/2025
Fim das inscrições
07/02/2025
Limite para cancelamento da inscrição
15/02/2025
Turma 1 – Rosimeire Ventura Leite (magistrada) e Marizete da Silva Oliveira (pedagoga voluntária)
Link de inscrição para a Turma 1
Turma 2 – Jeanne Silva Nogueira (pedagoga) e Vladimir Santos Vitovsky (magistrado)
Link de inscrição para a Turma 2
Certificação
Participação ativa nas atividades com no mínimo 75% aproveitamento e de presença.
Conteúdos
ETAPA I – O contexto e fundamentos basilares do trabalho docente
Educação Profissional a função da Escola no contexto da magistratura e diretrizes pedagógicas da Enfam/Escolas;
Perspectivas/tendências educacionais/pedagógicas;
Os profissionais da Educação e o trabalho educativo;
Os desafios, o papel e as atividades docente no contexto educacional e da magistratura;
O saber docente no contexto da formação da magistratura – elementos constitutivos do trabalho educativo considerando o contexto, as Diretrizes Pedagógicas da Enfam/Escola e o projeto pedagógica da instituição;
A construção coletiva do saber/competências docente.
ETAPA II- Especificidades do processo de ensino-aprendizagem e o trabalho docente
Educação, instrução e docência no contexto da magistratura;
Especificidades do ensino e da aprendizagem – ensinar, aprender e avaliar (aspectos da literatura e do contexto);
Competências e os saberes docente no contexto de formação profissional da magistratura;
A construção do conhecimento e a formação de Magistrados na perspectiva curricular de desenvolvimento de competências;
Elementos constitutivos do trabalho educativo – níveis de planejamento e a relação entre o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação.
ETAPA III- Planejamento/estruturação de uma ação educativa – elementos do planejamento easpectos a observar/considerar
A estruturação de uma ação educativa com a finalidade de desenvolvimento de competências.