Oficina audiovisual apresentou técnicas e dicas para docentes na gravação de vídeos
Transferir conhecimento com o objetivo de aprimorar as atividades desenvolvidas pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) é um dos principais ganhos do projeto Formação Judicial Qualitativa, fruto da cooperação com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Em três anos de parceria, já foram realizadas diversas iniciativas com esse intuito. Áreas voltadas ao desenvolvimento e ao planejamento de ações educacionais, comunicação, publicações, secretaria acadêmica, gestão arquivística e tecnologia da informação foram beneficiadas.
Neste ano, uma das ações de destaque foi a participação na oficina Produção de Materiais Audiovisuais – tecnologias e procedimentos gerais e acessíveis. A exposição dos designers audiovisuais que compõem a equipe, Anderson Lopes e Michael Araújo, foi voltada a participantes do Curso de Formação de Conteudistas e Equipes, com profissionais a serem contratados para a produção de novos cursos a distância que serão ofertados pela Enfam.
Durante a apresentação, foi exibido o Guia de Produção de Videoaula para Formadores, elaborado pelos designers audiovisuais, também na vigência do projeto, como forma de aprimorar as gravações feitas pelos docentes da Escola. Na oficina, o objetivo foi apresentar orientações gerais para que os vídeos sejam mais técnicos e padronizados, de acordo com parâmetros estabelecidos pela equipe de Comunicação da Escola.
Segundo Lopes, essa uniformidade é um dos fatores que contribuem para a credibilidade da imagem de uma organização. “Uma gravação precisa ser bem-feita para não gerar ruído visual nem sonoro. Além disso, um vídeo com baixa qualidade pode comprometer a credibilidade do que está sendo apresentado e prejudicar tanto o nome quanto a imagem do docente e da instituição”, disse.
Araújo contou que todo o conteúdo da oficina foi pensado de acordo com as principais falhas percebidas durante a edição de vídeos. “Como temos acesso à produção, vemos situações que, em sua maioria, são muito simples de serem resolvidas”, afirmou. Entre os principais aspectos estão a altura da câmera, o enquadramento, a iluminação e o som.