Obra reúne boas práticas desenvolvidas na Enfam e em escolas judiciais
Unir as boas práticas implementadas na coordenação de cursos voltados ao Judiciário foi o que motivou a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) a publicar o livro Coordenação e Gestão Educacional/Pedagógica – trabalho e formação como práxis educativa. A obra foi lançada no 29º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância nesta terça-feira (17), em Brasília, e também está disponível em formato digital – acesse aqui.
Representando os organizadores do livro, a coordenadora pedagógica da Enfam, Marizete Oliveira, contou que o diferencial é o relato de experiências desenvolvidas em escolas judiciais e da magistratura. “A ideia ganhou força quando percebemos que na literatura acadêmica brasileira pouco se fala de coordenação de uma forma bem contextualizada. É difícil encontrar um livro que aborde as especificidades da coordenação”, explicou Marizete. Além dela, fazem parte do grupo de organizadores José Vieira de Sousa, Julia Maurmann Ximenes, Liliane Campos Machado e Vladimir Santos Vitovsky.
A obra foi dividida em cinco eixos que, segundo Marizete, representam o trabalho de coordenação nas escolas: Trabalho Educativo e Gestão Educacional/Escolar: cenários, desafios e propostas; Coordenação e Gestão Pedagógica em Diferentes Contextos da Educação Judicial: perspectivas teóricas e práticas; Gestão, Coordenação Pedagógica e (Auto)Desenvolvimento Profissional de Docentes, Discentes e Equipes Técnicas; Papéis da Gestão e Coordenação na Construção do Projeto Político-Pedagógico: a escola judicial em movimento; e Acompanhamento e Avaliação do Trabalho Educativo como Focos de Atuação da Gestão e Coordenação Pedagógica.
A secretária da Escola Judiciária do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (EjuDFT), Luana Pimenta de Andrada, participou do livro e esteve presente no lançamento. Ela conta que o tema principal abordado foi uma gestão democrática e participativa nas escolas. “Hoje quando falamos em métodos pedagógicos, falamos do protagonismo de discentes. Trouxemos essa abordagem em uma perspectiva da gestão educacional, indicando de que forma a nossa escola se abre para envolver diferentes públicos em diferentes processos”, explicou.
Coordenadora substituta da área de planejamento, pesquisa e inovação da mesma escola, Emmily Maia contou que a ideia é mostrar uma experiência realista, inclusive com dificuldades e desafios enfrentados no processo de trazer discentes como protagonistas no aprendizado. “Acreditamos que o relato pode ser muito interessante para outras escolas se inspirarem, ainda que não sigam o mesmo caminho”, conclui.
29º CIAED
O 29º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância acontece de 15 a 18 de setembro com o tema “Qualidade e Excelência na Educação a Distância˜. O evento reúne profissionais de diversas instituições e órgãos em uma programação variada, que inclui painéis, mesas-redondas, apresentações de trabalhos e lançamentos de livros.
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