Representantes do Mestrado Enfam participam de seminário sobre Gestão e Inovação no Judiciário

Evento contou com especialistas nacionais e internacionais

Transformação tecnológica no Judiciário, inteligência artificial e a justiça digital. Estes foram alguns dos temas debatidos no V Seminário Internacional Gestão e Inovação no Judiciário: governança digital em tribunais inteligentes, realizado pela Escola de Formação Judiciária do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (EjuDFT), e pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), com apoio da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

Encerrado nesta sexta-feira (13), o encontro de três dias contou com a presença de especialistas no assunto e foi destinado a pessoas que integram o Sistema de Justiça, além da sociedade como um todo. As palestras podem ser vistas no canal do Youtube do TJDFT.

O objetivo principal do evento foi estimular o debate sobre o uso de inteligência artificial no Poder Judiciário, por meio da troca de experiências e difusão de boas práticas. Além disso, teve como finalidade contribuir para maior efetividade no acesso ao sistema de justiça brasileiro e mundial.

O mestrado da Enfam e a temática
O Mestrado em Direito do Programa de Pós-Graduação da Enfam participou ativamente do seminário. O diretor-geral da Escola, ministro Benedito Gonçalves, esteve presente na mesa de abertura.

Discentes e ex-discentes, como Ana Aguiar, Beatriz Fruet de Moraes, Eunice Prado, Ferdinando Serejo, João Thiago Guerra, Rodrigo Faria e José Luiz Terra, debateram temas como desafios éticos, automação e inteligência artificial generativa.

Fabrício Castagna Lunardi, coordenador do PPGD, palestrou sobre Governança Digital, Transformação Tecnológica e Inovação no Judiciário. Ele também foi responsável por moderar a palestra de encerramento com uma das referências quando o assunto é inteligência artificial e Justiça: o presidente da Sociedade de Computadores e Direito, professor Richard Susskind, da Universidade Oxford, do Reino Unido.

Vários outros nomes de destaque nacionais e internacionais proferiram palestra no evento. Magistradas, magistrados, especialistas e docentes, inclusive palestrantes das universidades de Lisboa, Coimbra, Bolonha e Tilburg-Holanda, falaram sobre o panorama europeu, regulação de IA na Europa, governança digital e inovação.