Livro organizado pela Enfam apresenta teoria e prática na formação da magistratura

Lançamento da obra ocorreu na última terça-feira no auditório da Escola

O lançamento do livro Coordenação e Gestão Educacional/Pedagógica – trabalho e formação como práxis educativa ocorreu na última terça-feira, 9 de julho, no auditório da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). A obra é organizada por José Vieira de Sousa, Marizete da Silva Oliveira, Julia Maurmann Ximenes, Liliane Campos Machado e Vladimir Santos Vitovsky.

A secretária de Gestão Acadêmica e de Formação da Escola, Julia Maurmann Ximenes, explicou que o livro é resultado de uma parceria entre magistradas, magistrados, servidoras e servidores das escolas judiciais, além de acadêmicos da área de Educação. “As escolas judicias e da magistratura vão se beneficiar com a troca de experiências não apenas acadêmicas e teóricas, mas também com a artigos que retratam o próprio exercício profissional da coordenação e da gestão nas escolas”, disse Júlia.

Para a coordenadora pedagógica da Enfam, Marizete Oliveira, esse compartilhamento de práticas é importante porque traz uma visão de como se dá a coordenação pedagógica nesses ambientes. Ela destacou que há uma lacuna de obras sobre o assunto, tanto no meio acadêmico como no meio judicial. “A partir dos desafios, dos problemas e das possibilidades de soluções relatadas, outros profissionais que desenvolvem esse trabalho podem ter novas perspectivas e refletir sobre o trabalho da coordenação no âmbito judicial”, observou.

O professor José Vieira de Sousa recomenda a leitura do livro pela possibilidade de articular a relação entre teoria e prática na formação de magistradas e magistrados, conhecendo também questões cotidianas relacionadas à formação da magistratura. “Se trata, por um lado, de referenciais metodológicos; por outro, temos reflexões práticas dos avanços, das dificuldades e das possibilidades que temos de avançar na formação na tríade gestão, coordenação pedagógica e avaliação”, concluiu.

O conteúdo foi dividido em cinco eixos: Trabalho educativo e gestão educacional/escolar: cenários, desafios e propostas; Coordenação e gestão pedagógica em diferentes contextos da educação judicial: perspectivas teóricas e práticas; Gestão, coordenação pedagógica e (auto) desenvolvimento profissional de docentes, discentes e equipes técnicas; Papéis da gestão e coordenação na construção do projeto político pedagógico: a Escola Judicial em Movimento; e Acompanhamento e avaliação do trabalho educativo como focos de atuação da gestão e coordenação pedagógica.

09/07/2024 I Lançamento do livro Coordenação e Gestão Educacional/Pedagógica – trabalho e formação como práxis educativa I Brasília/DF