Projeto Formação Judicial Qualitativa apresenta principais ações a serem desenvolvidas neste ano

Parceria entre Enfam e PNUD continua em 2024

O projeto de cooperação internacional entre a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) terá continuidade em 2024. O trabalho realizado em conjunto pela Enfam e PNUD está focado em fortalecer as capacidades de gestão e de inovação da escola voltada à magistratura.

O projeto tem como objetivo principal desenvolver subsídios (novas metodologias, ações educacionais, estudos, pesquisas e ferramentas) para estruturação, inovação e melhoria contínua do Poder Judiciário, auxiliando na formação e aperfeiçoamento de magistradas e magistrados estaduais e federais e, quando possível, dos serventuários, para que possam promover a Justiça em sintonia com a expectativa da sociedade.

Entre as ações previstas para este ano, no âmbito do projeto Formação Judicial Qualitativa, estão o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de sistemas de informação da Escola nas áreas de gestão educacional e administrativa, orçamentária e financeira, como resultado da carta acordo assinada com a Universidade de Brasília (UnB). O projeto também vai aprimorar a metodologia e os modelos de grupos de pesquisa da Escola e realizar um plano de internacionalização, com a realização de ações voltadas às parcerias e aos acordos desenvolvidos no último ano.

Ainda estão previstos o desenvolvimento de módulos prioritários e trilhas de aprendizagem com temas de gestão educacional judicial e de repercussão no Direito; a catalogação e classificação de todas as mídias e os documentos para arquivamento e projeto memória; o plano de fortalecimento da acessibilidade e inclusão das ações desenvolvidas pela Enfam como boa prática a ser disseminada às escolas; e o desenvolvimento de vídeos sobre ações educacionais e atividades de trabalho da Enfam.

Para conhecer mais sobre a parceria entre a Enfam e o PNUD, acesse o documento do projeto Formação Judicial Qualitativa.