A publicação é um dos produtos da pós-graduação em Jurisdição Inovadora: para além de 2030
A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) publicou uma edição especial da Revista Judicial Brasileira (Rejub). A obra é um apanhado da produção intelectual de docentes e discentes do programa de pós-graduação da Escola em Jurisdição Inovadora: para além de 2030, uma realização da Enfam juntamente com o Conselho Nacional de Justiça e o Conselho da Justiça Federal.
O suplemento especial da Revista Judicial Brasileira – Jurisdição Inovadora: para além de 2030 já está disponível.
A escrita da obra contou com a participação de 80 magistradas e magistrados e servidoras e servidores, oriundos de todos os Tribunais do país, resultando em uma rica troca de experiência entre discentes, docentes e laboratoristas. A coordenação da publicação foi feita pela juíza Trícia Navarro, ao lado dos magistrados Marco Bruno Miranda Clementino e Patrícia Daher Lopes Panasolo, e organização científica de Rene Sampar. A magistrada contou um pouco sobre o processo. “Além da carga horária teórica, foram realizados ateliês e laboratórios, resultando na elaboração de artigos pelos próprios cursistas, que agora estão publicados na Revista”, disse.
Ela conta ainda que o projeto teve uma proposta de capacitação dedicada à cultura da inovação, colaborando para que o Poder Judiciário nacional se fortaleça na consecução de suas atividades-fim, na prestação jurisdicional e meio, e nas questões extrajudiciais e de governança do sistema de justiça. “Buscou-se soluções e novas diretrizes aos atuais dilemas que circundam a prática judicial e jurisdicional. Além do conteúdo teórico, participantes puderam participar de atividades temáticas de grande relevância para o Poder Judiciário”, destacou.