Desde o início do projeto Formação Judicial Qualitativa, a Escola investiu em temas como autoavaliação institucional e acessibilidade arquitetônica
A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) contratou nove consultorias nos últimos dois anos, por meio do projeto Formação Judicial Qualitativa, que marca o acordo de cooperação internacional com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A necessidade de realização desses trabalhos foi identificada pela coordenação do projeto, de acordo com as principais demandas da Escola, com foco em aprimorar as capacidades de gestão e inovação da Enfam.
Para a secretária de Gestão Administrativa, Orçamentária e Financeira da Enfam, Jaqueline Mello, consultorias foram e são importantes para alavancar e aprimorar os trabalhos da Escola. “Especialmente no que se refere aos fluxos de trabalho, ao sistema tecnológico e ao desenvolvimento institucional como um todo”, apontou.
Os temas escolhidos para as consultorias realizadas em 2022 foram: desenvolvimento do projeto gráfico e editorial da Enfam; construção e implementação de um modelo de gestão estratégica para a Escola; desenvolvimento da estrutura organizacional dos programas de pós-graduação; e construção e implementação de estrutura eficiente e sustentável em programas de pós-graduação da Enfam.
Já em 2023, pessoas consultoras contratadas pelo projeto focaram seus trabalhos em autoavaliação institucional; avaliação de reação dos programas de formação; linhas editoriais; revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2028; e acessibilidade arquitetônica.
As consultorias desenvolvidas apontaram possibilidades de melhoria em diversas frentes de trabalho realizadas pela Enfam. Ao olhar para uma nova proposta de estrutura organizacional, por exemplo, sugerida em uma consultoria, foi possível discutir novas possibilidades para o presente e o futuro da Enfam em termos de melhoria da performance da gestão das áreas, dos processos e das equipes.
Carta Acordo
Ainda em 2023, a Universidade de Brasília (UnB), por meio do Laboratório de Dados do curso de Engenharia de Produção (DataLab-UnB), assinou Carta Acordo com a Escola, por meio do projeto, para aprimorar sistemas de informação e processos de negócios da Enfam. O projeto foi executado durante 90 dias e contou com a participação de 10 alunas e alunos dos cursos de graduação em Engenharia de Produção e em Engenharia de Software da universidade.
Em continuidade ao trabalho desenvolvido pela UnB, a equipe da Enfam trabalhará em 2024 para implementar melhorias e desenvolver novas funcionalidades aos sistemas da informação da Escola. A ação contará com apoio do Formação Judicial Qualitativa, especialmente da equipe técnica do Eixo 3, voltado ao fortalecimento das capacidades institucionais e de gestão da Enfam.
Para este ano, também está prevista a contratação de consultoria especializada que desenvolva e aplique pesquisa focada em identificar os potenciais usuários do website da Enfam e suas preferências de navegação. Com esse trabalho, a Escola pretende conhecer insights, recomendações e soluções que melhorem a experiência da pessoa usuária e atendam às necessidades da magistratura e de equipes técnicas da Enfam e das escolas judiciais e de magistratura, em suas interações com o portal.