Enfam certificou 111 formadores em 2023

Estão previstos três módulos de formação de formadores para o primeiro semestre de 2024, além de encontros de docentes

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realizará diversas ações educacionais no próximo ano para a formação de docentes, com o objetivo de aumentar ainda mais a quantidade de pessoas aptas a dar aulas para magistradas e magistrados. Apenas em 2023, foram oito turmas com 111 pessoas certificadas.

Entre os cursos previstos para 2024 está a Formação de Formadores Nível 1 Módulo 1, direcionada a pessoas que ainda não ministraram aulas. O encontro ocorrerá em Brasília, de 20 a 22 de março. O segundo módulo será em formato de educação a distância, com início em 18 de abril, e o terceiro começará em 13 de junho. A programação completa e o link para inscrições nos módulos serão divulgados em breve.

“As formações de formadores têm como público-alvo magistradas e magistrados com interesse em serem docentes nas temáticas exploradas pela Enfam, e muito frequentemente nos assuntos que estão presentes nas resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). São docentes formadores para o exercício profissional no contexto da magistratura que vão contribuir com colegas da carreira a lidarem com os problemas do dia a dia no exercício profissional”, explicou a secretária de Gestão Acadêmica e de Formação da Enfam, Julia Maurmann Ximenes.

Compartilhamento de boas práticas
Docentes, coordenações e demais profissionais que atuam na docência, no planejamento e no desenvolvimento de ações educativas nas escolas judiciais voltadas para a formação da magistratura federal e estadual se reunirão em Brasília, nos dias 27 e 28 de fevereiro, para participar do Encontro Nacional de Formadoras e Formadores. O evento é organizado pela Enfam, no âmbito da Rede Nacional de Escolas Judiciais e da Magistratura (Renejum), e será uma oportunidade para socializar práticas e dialogar sobre perspectivas de trabalho para 2024.

As pessoas interessadas devem preencher diagnóstico online até o dia 15 de janeiro, o que ajudará a Escola a definir, de forma colaborativa, estratégias para o melhor desenho das atividades do encontro e das ações futuras do Programa de Formação de Formadores (FOFO).

Outro evento que está previsto é o Encontro de Formadores da Formação Inicial da Enfam, que deve ocorrer nos dias 29 de fevereiro e 1º de março. O objetivo é reunir formadoras e formadores que ministram aulas para magistradas e magistrados que ingressaram recentemente na carreira a fim de debater desafios e perspectivas do trabalho realizado, além de aperfeiçoar o plano de aula das disciplinas que ministram na formação inicial.

“Nós realizamos todo um trabalho de formação e acompanhamento dessas pessoas formadoras, que passam a integrar um banco permanente que vai se aperfeiçoando a todo momento. Esse encontro será um espaço para o diálogo, para conversarem sobre a importância da formação inicial, principalmente tendo como base sólida a ética e o humanismo na magistratura”, destacou Fernando Alves, da coordenação da Formação Inicial.